terça, 29 de outubro de 2019 - 14:39h
Exposição do IAPEN no Amapá Garden Shopping cativa público
Exposição reuniu a Segurança e Intervenção Prisional, Monitoramento Eletrônico, Tratamento Penal, Escola Penitenciária em um ambiente que mostrou várias facetas do serviço penitenciário
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN realizou no fim de semana uma exposição no Amapá Garden Shopping, em três dias o público pode conhecer uma parte do trabalho dos servidores do sistema penitenciário amapaense. A exposição iniciou na sexta-feira, 25, e encerrou do domingo, 27.

O convite para realização da exposição foi realizado pelo próprio Garden como forma de reconhecimento aos profissionais da segurança pública e o IAPEN viveu pela primeira vez a experiência de mostrar seu trabalho em uma exposição que reuniu a Segurança e Intervenção Prisional, Monitoramento Eletrônico, Tratamento Penal, Escola Penitenciária em um ambiente que mostrou várias facetas do serviço penitenciário.

O Grupo Tático Prisional chamou a atenção dos visitantes que puderam observar, tiras fotos e conversar com quem trabalha na linha de frente da intervenção prisional. O grupo é responsável pelas ações de intervenção prisional, escolta prisional, contenções, retirada de preso das celas e gerenciamento de crises dentro do sistema penitenciário do Amapá. O GTP conta atualmente com 40 agentes penitenciários qualificados pelo Curso de Operações Penitenciárias Especiais. Tem como comandante o agente penitenciário M. Gama que ficou com a receptividade do público e principalmente das crianças.

As tornozeleiras eletrônicas da Central de Monitoramento Eletrônico do IAPEN - CME também aguçaram a curiosidade dos visitantes, que conversaram e tiraram dúvidas diretamente com o coordenador da unidade, o agente penitenciário Arleson Moraes. A CME monitora atualmente 175 reeducandos.

Os objetos e brinquedos de madeira produzidos por reeducandos na marcenaria do IAPEN encantaram crianças e adultos pela qualidade das peças, bom gosto e preços acessíveis. O Coordenador do Tratamento Penal, Educador Penitenciário José Antônio Nunes disse que esse foi um momento muito especial de mostrar a sociedade uma parcela do que fazemos no trabalho de ressocialização.

No domingo o IAPEN ofereceu uma experiência eletrizante. O público pode ver a ação da Spark, dispositivo elétrico incapacitante que dispara dois dardos com carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliamperes capazes de neutralizar sem causar lesão permanente ou morte. Utilizada em situações que exijam o uso escalonado da força, garantindo segurança tanto para o agente penitenciário como para preso que estiver sobre o efeito do eletrochoque! 

Para o diretor do IAPEN, Lucivaldo Costa, “essa foi uma grande oportunidade de aproximar o IAPEN da sociedade, pois muitos visitante não conheciam o trabalho que começou em 2003 com a chegada dos primeiras concursados e 16 anos depois são esses funcionários de carreira que estão dando uma cara nova ao IAPEN, com foco na humanização e ressocialização, mas sem abrir mão dos avanços em segurança e tecnologia. Todos os voluntários que participaram da ação estão de parabéns, assim como estão de parabéns  aqueles que estavam de serviço em seus postos na Instituição enquanto a exposição acontecia”, afirmou.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá