O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá está disponibilizando um novo serviço que promete melhorar a comunicação institucional e a comunicação com a sociedade. O serviço de ouvidoria IAPEN-OUV foi apresentado em uma solenidade no auditório da COPEF, nesta sexta-feira, 18.
Como uma forma de melhorar a comunicação entre a sociedade civil e o sistema prisional no estado, foi criado o IAPEN-OUV espaço destinado a todos tanto servidores quanto público externo a ideia é concentrar as demandas para uma solução mais rápida e eficaz. "Esse diálogo com a sociedade tem que ser organizado e esse projeto nasceu justamente por conta dessa necessidade", afirma o diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa.
O serviço utiliza a plataforma online e-ouv e que recebe as manifestações do simplifique, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios.
A equipe de atendimento é composta por dois servidores e a Ouvidoria está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h para atendimento presencial e 24 horas pelo site e-ouv na internet.
“Pessoas que precisavam de uma demanda do interno tinham que esperar o atendimento do coordenador para fazer a solicitação. A partir de agora, essa solicitação pode ser feita no IAPEN-OUV que daremos resposta com prazo máximo de até 20 dias. Responderemos do jeito que a pessoa pedir, por telefone, e-mail ou carta”, destacou a ouvidora geral do IAPEN, Aline Ferreira.
E o serviço não se limita ao atendimento à família do interno, mas também se estende a demanda de setores da instituição e também dos próprios servidores. “A idéia é servir como ponte, encurtar caminhos e garantir que as demandas sejam atendidas”, afirma a ouvidora.