segunda, 20 de abril de 2020 - 09:00h
Servidores do IAPEN recebem máscaras de tecido para utilização no serviço
Máscaras foram doadas e entregues pelo SINAPEN que está unindo forças para proteger os trabalhadores do sistema prisional
Por: Ascom IAPEN
Foto: Sinapen

Os servidores do IAPEN estão recebendo máscaras de tecido para enfrentamento da pandemia de COVID-19. As máscaras para uso individual foram doadas pelo Sindicato dos Agentes e Educadores Penitenciários do Estado do Amapá-SINAPEN que está unindo forças para proteger os trabalhadores do sistema penitenciário, seus familiares e consequentemente dos custodiados da penitenciária.

A entrega das máscaras ocorre nas guarnições e unidades prisionais. Feitas em tecido resistente, as máscaras estão sendo entregues a todas as guarnições independentemente do servidor ser sindicalizado ou não. "Nesse momento de solidariedade temos que abraçar e proteger a todos sem distinção, só assim com responsabilidade vamos combater o COVID-19", afirmou o presidente do SINAPEN Antônio Mesquita.

O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, parabenizou a iniciativa sindical e disse que a doação se soma as medidas de proteção que estão sendo adotadas pelo IAPEN e que o gesto estimula e incentiva o uso do EPI. "O momento é de união de forças pelo bem comum, o uso contínuo da máscara mesmo as de tecido tem ajudado a diminuir a propagação do Coronavírus. Então todos temos que ter essa consciência, fazer o uso correto do EPI e também a higienização como recomenda o Ministério da Saúde", afirmou Lucivaldo. 

As Máscaras de tecido também são recomendadas pelas autoridades de saúde como medida de proteção para evitar o contágio e podem ser lavadas e reutilizadas. Para higienização da máscara de tecido é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde:

  • Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A diluição é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (10 ml de água sanitária para 500ml de água potável);
  • Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão;
  • Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão;
  • A máscara deve estar seca para sua reutilização;
  • Após secagem da máscara passe com ferro quente e acondicione em saco plástico;
  • Troque a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade;
  • Descarte a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá