quinta, 28 de março de 2019 - 10:25h
Agentes Penitenciários do IAPEN concluem curso de combate ao fogo
Servidores serão capazes de avaliar a situação de emergência, prestar os primeiros socorros e até combater um principio de incêndio em ambiente carcerário.
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
Uma segunda turma fará o Curso de Brigada de Incêndio na próxima semana preparando mais 20 agentes

Os 20 primeiros agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) concluíram, na tarde desta quarta-feira, 27, um treinamento de combate a princípio de incêndio em ambiente carcerário ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá - CBM/AP.

Durante dois dias os alunos receberam informações técnicas e práticas sobre propagação do fogo, combate às chamas, análise de uma situação de risco, operação e uso de extintores observando a diferença de materiais combustíveis, rotas de fuga em incêndio de grandes proporções além de técnicas de atendimento pré-hospitalar e de primeiros socorros.

Para o Capitão BM Alcimar Nascimento, com os conhecimentos repassados no curso o aluno será capaz de controlar uma situação de emergência auxiliando inclusive o trabalho dos bombeiros. O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, destaca que “ESAP e agentes estão de parabéns pelo interesse e por aproveitar uma oportunidade tão rica de aprender novos conhecimentos, principalmente em se tratando de salvar vidas, pois saber o que fazer é crucial para evitar tragédias. E esses servidores capacitados naturalmente vão disseminar o conhecimento adquirido no curso”, afirmou.

Essa é a primeira vez que um curso de Brigada de Incêndio é oferecido aos agentes penitenciários, resultado de uma parceria entre a Escola de Administração Penitenciária do IAPEN (ESAP) e o Corpo de Bombeiros do Amapá. A coordenadora da ESAP, Estelen Rodrigues, ficou super satisfeita com o interesse dos servidores. “O treinamento é voluntário e inicialmente oferecemos 20 vagas, mas como a procura foi acima do esperado resolvemos montar uma segunda turma. Isso nos deixa muito felizes, pois quanto mais pessoas preparadas para agir em uma situação de necessidade, melhor!”, comemorou

A segunda turma do curso de Brigada de Incêndio ocorrerá na próxima semana nos dias 3 e 4 de abril. O curso terá carga horária de 16 horas e será ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Amapá. O objetivo é capacitar os servidores para atuar em situações de emergência e ações preventivas no interior das unidades prisionais amapaenses.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá