quarta, 23 de outubro de 2019 - 15:02h
IAPEN promove reencontro de pais e filhos na penitenciária estadual
Ação realizada por servidores do sistema penitenciário presenteou filhos de 19 reeducados com brinquedos e atividades com os pais

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN promoveu, na tarde desta terça-feira, 23, no Centro de Ressocialização - CERES, o encontro de pais e filhos em uma ação especial voltada para crianças que não visitam os pais com regularidade. A programação beneficiou 19 reeducandos e 30 crianças com atividades lúdicas, recreativas e educativas para estimular o fortalecimento familiar e a ressocialização.

O Centro de Ressocialização do IAPEN ganhou novos ares para a ação alusiva ao dia das crianças. Um ambiente colorido e alegre para receber as 30 crianças para um reencontro com os pais custodiados na unidade prisional. “Eles estão vivendo um momento único do cumprimento da pena, um dia que jamais será esquecido. Selecionamos os internos com bom comportamento e que têm filhos que não fazem visitas regulares. Estamos mostrando a ele que queremos a mudança pessoal e que a família dele também quer o mesmo”, afirmou José Antônio Nunes, Coordenador de Tratamento Penal do IAPEN-COTRAP.

Um dos internos participantes pôde segurar o filho recém nascido no colo. “estou muito emocionado. Esse está sendo um dia muito especial”, revelou. Um outro participante fez um chapéu de croché para a filha de um ano e disse que não quer voltar para o crime. “minha filhinha é a minha vida agora”, desabafou.

Desenho, teatro, contação de estórias… foram muitas atividades nas três horas em que a ação ocorreu também teve pipoca, doces e brinquedos para as crianças, presentes dos servidores do IAPEN que realizaram uma grande coleta que teve a contribuição de muitas pessoas. “É muito gratificante ver o sorriso e a inocência dessas crianças, que tiveram a alegria de poder passar uma tarde feliz ao lado do pai. Foi uma tarde de muito amor e emoção”, afirmou Valéria Leite, Coordenadora do Núcleo de Práticas Restaurativas do IAPEN - NUPRE.

A ação teve o apoio e participação de instituições parceiras como o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Amapá-TJAP além de voluntários do curso de Psicologia da FAMA. Ao todo 15 educadores penitenciários participaram da ação e cerca de 30 agentes penitenciários cuidaram da segurança e movimentação de internos e visitantes.

O Diretor do IAPEN, Lucivaldo Costa, avalia que a Instituição tem avançado muito nos últimos anos em relação ao tratamento penal com a realização de ações e mudando a ótica da ressocialização. “O nosso papel é devolver à sociedade um ser humano melhor e a família é o principal alicerce nesse caminho. Por isso ações como esta tem grande valor, não só para o interno e sua família, mas também para os servidores do sistema penitenciário. Estão de parabéns todos que participaram doando ou atuando na ação. Isso mostra o comprometimento em devolver para a sociedade pessoas mudadas”, afirmou.