quarta, 11 de março de 2020 - 14:26h
IAPEN recebe visita do diretor do Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN
Diretor do IAPEN, Lucivaldo Costa, e diretor do DEPEN, Fabiano Bordignon durante vistoria as obras

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá-IAPEN, Lucivaldo Costa, recebeu no início da semana o diretor do Departamento Penitenciário Nacional-DEPEN, Fabiano Bordignon, para uma visita técnica nas unidades prisionais amapaenses. Esta é a segunda vez em três anos que o IAPEN recebe um diretor do DEPEN.

A agenda de Fabiano Bordignon contemplou todas os locais onde há obras e investimentos do estado em parceria com o DEPEN. Os diretores visitaram obras de construção de pavilhões na penitenciária masculina e no centro de custódia de provisórios, penitenciária feminina que passará por reforma e também visitaram a nova penitenciária de segurança máxima, cujo convênio foi recuperado e a obra está bastante adiantada.

O diretor do IAPEN, lucivaldo Costa, destacou que a nova política de segurança do Amapá, cujo governador tem dado total atenção, tem favorecido e incentivado o sistema penitenciário amapaense a buscar recursos e tecnologias junto ao Departamento Penitenciário Nacional.

Com o sistema penitenciário forte e organizado, o Amapá conseguiu novas viaturas, instalação do sistema de bloqueadores de sinal, Scanner Corporal e Raio-x. Tecnologias que aumentaram o nível de segurança e o combate a entrada de ilícitos no sistema penitenciário amapaense. Outro ponto de destaque foi a visita a Central de Monitoramento do IAPEN-CME que demonstra o avanço na política estadual de desencarceramento. A implantação do sistema de monitoramento eletrônico possibilita que o detento do regime semiaberto cumpra a pena em casa reduzindo o déficit de vagas no sistema prisional.

O diretor do DEPEN conheceu as salas de videoconferência do IAPEN assim como também conheceu a estrutura montada no Tribunal de Justiça do Amapá-TJAP. A tecnologia que permite a realização de audiências sem que haja necessidade do detento sair do sistema prisional é uma aquisição do IAPEN junto ao DEPEN que está gerando economia financeira e de recursos humanos tanto para o sistema penitenciário quanto para o sistema judiciário já que esta iniciativa do IAPEN contempla a instalação do sistema em todas as comarcas do Amapá.

“A visita reforça o acordo de cooperação técnica entre o sistema penitenciário e a justiça do Amapá para a realização de videoconferências e ambos ganham com o uso dessa tecnologia, que permite muita economia de pessoal, no caso de agentes prisionais, e financeiros com o deslocamento de presos para eventuais audiências e julgamentos, agilizando processos e beneficiando todos os envolvidos”, frisou Bordignon.

• Visita do Diretor do DEPEN