sexta, 10 de novembro de 2017 - 12:23h
Unidade de Educação Social do IAPEN utiliza o futebol como ferramenta
Jogos mobilizam reeducandos e ajudam a diminuir o clima de tensão na penitenciária masculina
Por: Ascom IAPEN
Foto: acervo IAPEN
Entre as rotinas dos jogos do IAPEN está a realização de um momento de oração antes de cada partida de futebol

Reeducandos do IAPEN decidiram esta semana a final do campeonato interno de futebol. Equipes de dois pavilhões de presos condenados fizeram uma partida disputada, onde prevaleceu o esporte. A atividade, desenvolvida pela Coordenadoria de Tratamento Penal- COTRAP, faz parte das comemorações do mês do interno.      

Os jogos começaram no mês de setembro e em três meses totalizaram 17 partidas. A atividade que ocorre anualmente é organizada e coordenada pela educadora física Janeth Freitas, da Unidade de Educação Social - UNES vinculada a COTRAP, e teve apoio das Coordenadoria de Segurança - COSEG, Coordenadoria da Penitenciária Masculina - COPEMA e Igreja Universal.

Todos os pavilhões tiveram uma equipe representante, incluindo o Anexo. Na grande decisão os internos dos dois times participaram como atletas, técnicos e auxiliares técnicos, árbitros e juízes de linha, narradores e comentaristas. Antes do jogo começar, o pastor Jesiel Prado, que faz parte do grupo UNP (Universal nos Presídios) realizou um momento de oração com os reeducandos.  

Para a coordenadora dos jogos, Janeth Freitas, “Nos jogos promovemos integração, exercício do respeito aos demais internos e à organização do evento, disciplina, companheirismo entre as equipes. E consequentemente há uma diminuição da tensão na cadeia tanto para os presos quanto para os funcionários, visto que no período dessa competição há menos tentativas de fuga”, afirma.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá