sexta, 10 de setembro de 2021 - 18:38h
IAPEN leva campanha Setembro Amarelo para servidores penitenciários
Unidade Psicossocial está levando informação sobre o tema e oferecendo canais de ajuda para valorização da vida
Por: ASCOM IAPEN

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicidio, 10 de setembro, foi marcado, no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN, pelo início das ações da campanha Setembro Amarelo para valorização da vida. A Unidade Psicossocial, que está a frente da campanha, elaborou uma programação que começou com a conscientização dos servidores penitenciários por meio da distribuição de material impresso.

A sensibilização de servidores nos postos de trabalho é somente uma parte da programação que terá também rodas terapêuticas, plantão psicológico e muita informação sobre saúde mental e combate ao suicídio. O objetivo da campanha Setembro Amarelo é valorizar a vida promovendo a conscientização dos servidores penitenciários do Amapá sobre a saúde mental para combater as doenças emocionais que levam ao suicídio. "Esse é um tema muito importante que precisa ser falado, discutido, por isso elaboramos uma programação bastante abrangente que propõe o diálogo e oferece canais para quem quiser conversar. É algo simples mas muito poderoso que pode salvar vidas", afirmou a chefe da Unidade Psicossocial, Priscila Sanches.

As rodas terapêuticas ocorrerão em datas específicas (16, 23 e 30/09), de 9 às 11h, na AIFA, com o objetivo de oferecer aos participantes um espaço de diálogo e escuta com abordagem para o autocuidado emocional e a reflexão sobre como ajudar as pessoas sobre a sua saúde mental. Neste mês de Setembro o tema escolhido foi: Cuide-Se! “Tristeza, Sofrimento e Perdas: Como Aceitar e Viver?”.

O Plantão Psicológico é um serviço para atendimento do servidor penitenciário que necessite de orientação sobre o cuidado com a saúde mental, o atendimento é feito por psicólogas clínicas de forma individual, trata-se de uma escuta psicológica emergencial para aqueles que se mostrarem interessados. Para utilizar o serviço basta fazer o agendamento pelo whatsapp (98126-7314).

"Queremos que o servidor se sinta à vontade para falar sobre as doenças da modernidade que levam a quadros de estresse, depressão, dependência ou manias que só prejudicam. Ë importante agradecer o apoio da Instituição nessas ações voltadas para o bem estar do servidor penitenciário, ao Sindicato dos Policiais Penais do Amapá - SINPP e as profissionais e acadêmicas da Psicologia, voluntarias na ação, que somam forças nesta campanha pela vida.", comemorou Priscila Sanches.

A Unidade preparou um material em PDF com perguntas e respostas que podem ajudar tirando as dúvidas mais frequentes sobre o tema suicidio e indica a rede de apoio que está a disposição de toda a sociedade.

Leia e informe-se na cartilha FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO

• Setembro Amarelo no IAPEN