terça, 09 de abril de 2019 - 16:11h
Reeducandos concluem Ensino Médio dentro do sistema Prisional
Solenidade de formatura aconteceu no Centro de Ressocialização do IAPEN e contou com a presença de familiares dos concluintes
Ao todo, foram três internas da Penitenciária Feminina (COPEF) e 12 internos do Cadeião sendo que três deles conquistaram a conclusão do Ensino Médio tirando uma boa nota no Encceja

Reeducandos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) deram um passo importante na vida educacional. Na manhã desta terça-feira, 09, aconteceu a formatura de 16 interno que concluíram o Ensino Médio dentro do sistema prisional amapaense.

O evento que ocorreu no Centro de Ressocialização do IAPEN  (CERES) foi organizado pela escola estadual São José que está localizada e desenvolve suas atividades dentro Instituto. Familiares dos formandos prestigiaram esse momento importante na vida desses custodiados que escolheram um agente penitenciário como paraninfo da turma por estimulá-los e cobrar o compromisso com os estudos.

Ao todo, foram três internas da Penitenciária Feminina (COPEF) e 12 internos do Cadeião sendo que três deles conquistaram a conclusão do Ensino Médio tirando uma boa nota no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), teste que todos os anos oferece oportunidade a pessoa custodiada de seguir seus estudos e remir pena por isso.

“Nós somos privilegiados por deixar o alojamento e poder ir para sala de aula”, agradeceu um dos concluintes. Para a diretora da Escola São José, Thatiana de Almeida, “o sentimento é de dever cumprido a cerca dessa missão que nos foi dada. É uma vitória para nós e principalmente para eles que estão dando esse grande passo na vida escolar”.

Para o coordenador de Tratamento Pena do IAPEN, José Nunes, a continuidade dos estudos oferece novas oportunidade ao interno,  trabalho e faculdade são as principais. “A vida pode mudar se ele assim quiser, agora esses reeducandos estão aptos para tentar uma vaga na universidade e com mais estudo almejar até um posto de trabalho melhor, nós já temos exemplo de egressos do sistema prisional que tiveram sucesso nos estudos e na vida profissional”, observou.

“A educação é e continuará  sendo uma boa prática de reintegração para as pessoas em privação de liberdade. O preso que conclui o ensino médio dentro do sistema é alguém que buscou uma maneira de mudar sua vida, e que certamente não voltará a delinquir. Essa parceria entre Secretaria de Educação e a Penitenciária tem tudo para dar certo no processo de reintegração. É o estado mostrando sua competência”, afirmou o diretor do IAPEN, Lucivaldo Costa.

VÍDEOS RELACIONADOS