quarta, 03 de abril de 2019 - 13:00h
IAPEN promove uma grande ação de saúde para internos do Cadeião
Ainda nesse primeiro semestre a ação se estenderá para o prédio do Anexo e Penitenciária Feminina (COPEF)
Ação beneficiará todos os internos do IAPEN com a disponibilização de vacinas, atendimento médico entre outros

Cuidar da Saúde da pessoa custodiada também é uma das preocupações do Governo do Amapá, por isso uma grande ação de saúde envolvendo a Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Municipal de Saúde (Semsa) e Instituições de ensino da área da saúde está acontecendo durante toda esta semana no Cadeião.

A ação beneficiará todos os internos do IAPEN com a disponibilização de vacinas contra Tétano, Caxumba, Rubéola, Sarampo e Influenza; atendimento médico além de avaliação dermatológica para hanseníase, teste para tuberculose e testes rápidos para Dengue e Malária para sintomáticos e também testes para detecção da Aids e da Sífilis. A ação de saúde começou na segunda-feira com a pulverização dos pavilhões.

O coordenador de Tratamento Penal (COTRAP), José Antônio Nunes, explica que essa é a primeira grande ação de saúde do ano e destaca a importância da participação dos parceiros do Estado, Município e instituições de ensino. “São eles que tornam isso possível no ambiente carcerário e a prevenção é o melhor caminho para se manter saudável”, afirmou.

Para o diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, “Ações como esta que envolvem várias instituições demonstram o cuidado que todos estão tendo com a saúde da população carcerária no Amapá. As demandas da área de saúde no ambiente carcerário são muito grandes e somente com o apoio de parceiros é possível promover essas grandes ações”, concluiu.

A ação começou pelo Cadeião que concentra o maior número de custodiados (provisórios e condenados), mas segundo o coordenador da COTRAP - ainda nesse primeiro semestre - a ação se estenderá para o Anexo, onde estão os custodiados do regime semiaberto, e na Penitenciária Feminina (COPEF).

VÍDEOS RELACIONADOS