sexta, 29 de março de 2019 - 16:04h
IAPEN promove reencontro de mães e filhos na Brinquedoteca da COPEF
Essa é a segunda ação do projeto desenvolvido pela COPEF que beneficia internas que não recebem visita dos filhos
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
Chaves e Chiquinha do Camufinho fizeram a alegria das crianças nesse dia especial na Penitenciária Feminina

O Governo do Amapá sabe o quanto a família é importante e tem papel indispensável na ressocialização da pessoa presa. Por isso, o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 29, o encontro de mães e filhos na Penitenciária Feminina (COPEF). Essa foi a segunda edição do Projeto Reencontro que contou com o apoio do Centro de Atendimento a Mulher e a Família (Camuf).

O Projeto Reencontro foi desenvolvido pela COPEF e tem como objetivo proporcionar momentos em família a mães - com filhos pequenos - que cumprem pena no IAPEN. “As internas que são alvo do projeto não recebem visitas regulares dos filhos. E nós sabermos o quanto é poderosa a presença da família no processo de ressocialização. Por isso essa iniciativa é tão importante.”, afirmou a coordenadora da COPEF, Elizângela Gomes.

Ao todo 26 crianças acompanhadas de seus responsáveis participaram da ação que aconteceu na Brinquedoteca do IAPEN, um espaço especialmente elaborado para esse tipo de encontro que não se parecem em nada com o ambiente carcerário. O espaço é climatizado e equipado com brinquedos educativos, piso emborrachado, dispõe de uma videoteca e livros e cadernos de pintura e desenho.  

O Camuf participou da ação trazendo a equipe do Camufinho que realizou brincadeiras com as crianças e suas mães e apresentou uma peça teatral que reflete sobre o fortalecimento dos laços familiares. Para a coordenadora do Camuf, Patricia Palheta, “Foi extremamente gratificante ser parceiro nesta ação. Os filhos precisam de suas mães que momentaneamente estão privadas da liberdade, mas um dia elas sairão e os laços familiares precisam estar fortes”, afirmou.

A ação recebeu a visita do desembargador Gilberto Pinheiro, que trouxe os ex-jogadores Aldo do Espírito Santo e Jason Rodrigues; e de membros da Federação Amapaense de Futebol que parabenizaram a iniciativa do IAPEN.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá