quinta, 27 de junho de 2019 - 11:20h
IAPEN participa de Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário
Terceira edição reuniu representantes dos sistemas penitenciários de 10 estados brasileiros
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
Evento teve participantes de 10 estados do nordeste, norte, sul, sudeste e centro-oeste

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN particiou do 3º Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário. Evento que ocorreu esta semana, do dia 24 ao dia 26, no estado do Maranhão.

O Coordenador da Penitenciária Masculina - COPEMA, Paulo Gomes, foi o representante do sistema penitenciário amapaense. Além do Amapá mais nove estados participaram do encontro que teve como objetivo debater as rotinas e ações do tratamento penitenciário usando como exemplo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP) que há alguns anos sofreu com rebeliões e mortes de apenados e com a guerra entre facções criminosas.

O 3º Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário iniciou na segunda-feira, 24, e além de debater sobre as rotinas de trabalho, apresentou os projetos que devem ser executados no ano que vem no Maranhão, assim como abordou também sobre plataformas tecnológicas de informação do sistema prisional e programas para avanços na humanização penitenciária.

A programação contou com a palestra do diretor de Políticas Públicas do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN),  Sandro Abel Barradas, que abordou a liderança com foco no perfil comportamental. Outra palestra foi sobre auditagem de processos na Gestão Penitenciária, ministrada pelo analista executivo de defesa social da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Otávio Lana.

O evento teve a presença de servidores penitenciários do Maranhão,  Amapá, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal. Que puderam ver também, temas relativos à Corregedoria do Sistema Penitenciário, Sistema de Inteligência, Informação e Segurança Prisional e ao Programa Rumo Certo para aumento do nível de escolaridade e profissionalização de internos, egressos e seus familiares, e servidores do sistema prisional.

Para o coordenador Paulo Gomes, a ressocialização e a segurança tem que andar juntos para que haja avanço no cumprimento da pena com a garantia do retorno desse apenado para a vida em sociedade.”Estar no Maranhão vivendo esse momento é muito significativo pela história do sistema penitenciário que se recuperou em menos de uma década de um chacina e do domínio do crime organizado, mostrando que a presença do estado e o comprometimento dos servidores são capazes de resgatar o processo de ressocialização”, afirmou.

O diretor-presidente do IAPEN ressalta que esse é mais um evento importante que o IAPEN participa buscando a interação com as outras unidades federativas, para alinhamento de projetos e planejamentos a curto, médio e longo prazo. Essa integração fortalece o desenvolvimento de políticas públicas que conciliam segurança, custódia e reintegração dos apenado à sociedade de maneira positiva. Esse é o momento do sistema prisional despertar para a quebra do paradigma do encarceramento somente. É a busca de alternativas que viabilizem o pensar no presente (preparação) e no futuro (reintegração) do preso, e isso se consegue com a integração e troca de experiências entre os envolvidos nessa tarefa.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá