terça, 26 de março de 2019 - 07:28h
Governo anuncia parceria com projeto de ressocialização em presídio feminino
Anúncio foi feito pelo governador em exercício, Jaime Nunes, durante visita ao bloco feminino do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN)
Por: Fabiola Gomes
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Jaime Nunes reafirmou o compromisso do governo do Estado na reinserção das internas na sociedade

No Mês da Mulher, o governador em exercício, Jaime Nunes, garantiu que o Estado irá intensificar a parceria junto ao projeto “Recomeçar”, articulado pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que busca trabalhar ações para garantir que detentas tenham mais chances de ressocialização e recolocação no mercado de trabalho, após o cumprimento das penas.  A notícia foi dada por Nunes nesta segunda-feira, 25, durante uma visita técnica no presídio feminino do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (COPEF/IAPEN).

Idealizado pela funcionária pública e médica lotada no IAPEN, Ana Paula Weber, as atividades do projeto iniciaram no mês de janeiro deste ano. Ela explicou que a ideia surgiu após os primeiros atendimentos no consultório, quando algumas dificuldades foram levantadas pelas internas.

“Percebemos em nossas consultas, que poderíamos ajudar muito mais. Levamos os pontos durante reuniões com as autoridades do Tjap e governo do Estado, para que os entraves fossem resolvidos. Fizemos solicitações em relação à área da saúde, como a realização de exames e entrega de medicamentos; questões sociais – como a capacitação técnica e profissional e na área jurídica – pela falta de advogados”, exemplificou Weber.

Ela afirmou ainda que o projeto está ganhando mais força. “Este é apenas o início, vamos buscar atrair cada vez mais parceiros e ajudar essas mulheres, que, muitas vezes, por um pequeno erro ou por falta de oportunidades, estão passando por este momento de cumprimento de pena”, reiterou a médica.

Jaime Nunes disse que o governo do Estado irá intensificar a participação no projeto, na busca de resolução de conflitos, melhoria nas áreas de saúde, jurídico e social. “Estamos aqui para reforçar nosso compromisso com essas mulheres, para buscar melhorar cada vez mais os serviços que são prestados por esta instituição. Já solicitamos uma carreta da saúde para que seja realizada uma ação de atendimento de consultas e exames específicos para mulheres”, afirmou o governador em exercício.

Ele anunciou que irá iniciar as tratativas com as Secretarias de Políticas para as Mulheres (SEPM) e do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) para a realização de cursos e cadastro de emprego para inserção no mercado de trabalho. “Queremos que todas tenham oportunidade de recomeçar suas vidas”, destacou Nunes.

Acompanhado do presidente do Tjap, desembargador João Guilherme Lages, e do desembargador Gilberto Pinheiro, Jaime Nunes visitou a estrutura física do Iapen, como o bloco dos pavilhões, o bloco administrativo e de saúde.

A coordenadora da COPEF, Elisângela Gomes, explicou que o projeto está disponível para as 126 internas que cumprem pena na instituição. “Já temos os cursos do Pronatec, bordado, biojoias e auxiliar de biblioteca. Esta parceria é fundamental importância, pois queremos promover a cidadania na intenção que elas não busquem a reincidir no crime. Por meio dos cursos, notamos a diminuição da volta delas para cá”, afirmou a coordenadora.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá