quinta, 16 de novembro de 2017 - 15:27h
Práticas Restaurativas: jovens do IAPEN participam de Constelação Familiar
Ação contemplou 10 reeducandos com idade entre 18 e 20 anos que estão pela primeira vez no sistema penitenciário
Por: Ascom IAPEN
Foto: acervo IAPEN
especialista em resolução de conflitos, Marilise Einsfeldt foi quem conduziu a constelação dentro da penitenciária

Reeducandos do IAPEN participaram de uma palestra de resolução de conflitos que tem como base a constelação familiar. O evento - dentro da penitenciária - foi coordenador pelo Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas de Justiça Restaurativa do IAPEN que atualmente atende 27 jovens que estão pela primeira vez no sistema penitenciário.   

A ação contemplou 10 reeducandos com idade entre 18 e 20 anos que nunca estiveram custodiados. Esses jovens participaram de maneira ativa da constelação familiar contando relatos da vida pessoal que na constelação são vividos de forma terapêutica pelos participantes do círculo.

A constelação foi conduzida pela especialista Marilise Einsfeldt. Para ela, "A constelação propicia um campo para olhar a causa daquilo que atua no desconforto e para encontrar a solução. Quando as dinâmicas do tema vêm à tona, há uma transformação que ocorre naturalmente. Todos os que participam deste campo na vivência de grupo, inclusive aqueles que não constelam um tema, são trabalhados. Todos têm a chance de descobrir novas possibilidades, insights e caminhos para sua vida. Isso pode ocorrer a partir de um tema pessoal que foi trabalhado ou a partir da participação no tema de outro. Na terapia individual a pessoa olha para a resposta e sente qual o caminho a seguir".

A coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas de Justiça Restaurativa do IAPEN, Valéria Leite, explica que a Constelação Familiar é mais uma ferramenta das práticas restaurativas para a disseminação da paz e resolução de conflitos. “Essa foi uma experiência precursora e faremos o acompanhamento desses 10 internos constelados para avaliar o que de fato mudou. Os relatorios serão enviados para o núcleo do TJAP que está conduzindo a analise”, afirmou.  

A constelação familiar com internos do IAPEN faz parte da capacitação do Workshoping Sobre Direito Sistêmico e Constelação Familiar promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá