quarta, 20 de dezembro de 2017 - 15:01h
Mensagem de fim de ano: direção do IAPEN deseja boas festas ao grupo penitenciário
Ano foi de conquistas, mas também houve perdas e a esperança é de que o novo ano seja de sucesso
Foto: arte IAPEN

O ano de 2017 está acabando, o natal se aproxima assim como um novo ano. Momento de agradecer e dar o devido reconhecimento a quem se dedicou durante todo o ano no combate a criminalidade evitando fugas, atuando na apreensão de ilícitos na área interna e externa da penitenciária, mantendo a ordem e a disciplina, atuando no tratamento penal dos custodiados e principalmente para quem, no estrito cumprimento do dever, passará essas datas importantes longe do seio familiar. Exercendo com louvor a função a que prestou concurso público e bravamente estará nos pavilhões, nas guaritas, nas escoltas, cuidando da custódia de pessoas que cometeram crimes e guardando a sociedade com zelo. Durante 24 horas esses profissionais ficam longe da família em estado de alerta cumprindo um papel que a sociedade necessita, mas que por vezes não é lembrado.

O ano que finda foi de vitórias para o sistema penitenciário amapaense. Recebemos do FUNPEN, R$ 44.784.000,00, recurso foi liberado em dezembro de 2016, e trabalhamos com afinco para conseguir a aprovação orçamentária na Assembléia Legislativa. Recurso que já está sendo usado no aparelhamento do IAPEN e em breve na construção de um novo presídio fora dos limites da cidade. Estamos finalizando mais um processo de aquisição de equipamentos (armamento e munições letais e não letais). Recebemos do DEPEN sete veículos para transportes de presos. Conseguimos a aprovação para aumento de meta para realizarmos as reformas do pc1, pc2, posto dos pavilhões especial e triagem e área de circulação interna do IAPEN. Inauguramos a unidade psicossocial na AIFA para atendimento dos servidores, inauguramos o novo Centro de Custódia do Novo Horizonte - CCNH adaptado para presos em medida de segurança e iniciamos a obra de reforma do Centro de Custódia do Oiapoque - CCO. Isso tudo ocorreu numa administração de continuidade do planejado.

2017 também foi um ano de dor. Perdemos três colegas de farda. A educadora penitenciária Renata dos Anjos Miranda e os agentes penitenciários Hélber Henrique Roma da Costa e Bruna Monique Costa e Costa. Devemos honrá-los com a lembrança positiva do que realizaram em vida. Também sofremos um novo atentado, e um servidor foi alvejado em seu posto de serviço, felizmente o servidor passa bem.

Muito ainda se tem a fazer, mas com a dedicação e esforço de todos sairemos mais fortes desse período de crise econômica que assola o país, sabemos das dificuldades por que passamos, mas ninguém disse que seria fácil. Não é verdade?

A direção do IAPEN agradece a todos os agentes e educadores Penitenciários, técnicos em atividades administrativas, médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, professores bem como todos aqueles que empreenderam esforços para a manutenção de um sistema mais digno, justo e humanitário. Desejando boas festas a todos os servidores penitenciários. Bom descanso para aqueles que estão na folga e um plantão sem alteração para os que estiverem de serviço. Curtam suas famílias em casa e continuem com o excelente trabalho no presídio. Que 2018 seja um grande ano, de avanços, conquistas, aprendizado e de muita esperança porque o sucesso vem com trabalho árduo e perseverança.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

LUCIVALDO MONTEIRO DA COSTA

Diretor presidente do IAPEN