sexta, 15 de dezembro de 2017 - 17:09h
Provas do Enem Prisional ocorreram esta semana no IAPEN
Exame ocorre dentro do próprio presídio, na Escola São José. Participaram do Enem internos dos regimes fechado, semiaberto e provisórios tanto masculino quanto feminino
Por: Ascom IAPEN
Foto: acervo IAPEN
Coordenador do Tratamento Penal, José Antônio Nunes, lamentou o grande número de faltosos no exame

As provas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade ocorreram esta semana nas tardes da terça-feira,12, e quarta-feira, 13, no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá-IAPEN. Dos 242 inscritos, 109 faltaram no primeiro dia e no segundo dia o número de faltosos subiu para 135.   

No primeiro dia de prova, em quatro horas e meia os custodiados responderam questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia, em cinco horas e meia, questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.

O exame ocorre dentro do próprio presídio, na Escola São José. Participaram do Enem internos dos regimes fechado, semiaberto e provisórios tanto masculino quanto feminino, que já concluíram os estudos ou que estão no 3º ano do ensino médio.

Essa é uma oportunidade para que os custodiados possam regularizar os estudos e obter pontuação suficiente para ingressar na faculdade, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a obtenção de bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni).

O coordenador do Tratamento Penal, José Antônio Nunes, lamentou o grande número de faltosos no exame e informou que a coordenadoria fará um levantamento para saber o que ocorreu. “É lamentável que mais de 100 internos estão abrindo mão dessa grande oportunidade de mudar de vida através dos estudos. Uma boa nota no Enem significa uma porta aberta para o ensino superior”, afirmou.

Encceja

Ainda este mês, nos dias 19 e 20, serão aplicadas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para privados de liberdade, nos períodos matutino e vespertino. O exame visa aferir habilidades e saberes em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio para fins de correção do fluxo escolar.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá