segunda, 14 de setembro de 2020 - 09:03h
Policiais Penais realizam uma das maiores apreensões do ano em operação integrada
Revista Geral foi realizada em um dos maiores pavilhões do IAPEN e contou com a participação de cerca de 70 Policiais Penais, BOPE e GTA
Foto: Ascom IAPEN
Policia Penal vistoria toca encontrada dentro da uma das celas do pavilhão usada para esconder ilícitos

Cerca de 70 policiais penais realizaram uma revista geral no pavilhão F2 do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN na manhã da sexta-feira, 11. A operação resultou numa grande e importante apreensão de ilícitos e contou com o reforço do Batalhão de Operações Especiais - BOPE e Grupo Tático Aéreo - GTA.

A Coordenadoria de Segurança do IAPEN - COSEG mobilizou um grande número de policiais penais tanto da guarnição de plantão quanto os que estavam de folga, além de policiais penais do Grupo Tático Prisional - GTP e das coordenadorias da penitenciária masculina (COPEMA), Centro de Custódia (COCEC), Colônia Penal (COLPE), Feminina (COPEF), Novo Horizonte (CCNH) e Inteligência (CIP). Um grande efetivo para revista em um dos maiores pavilhões do IAPEN, o F2 abriga 388 presos condenados.

O procedimento de revista no pavilhão foi minucioso, policiais penais vistoriaram todas as 27 celas, forro, banheiros, colchões, roupas e objetos a procura de ilícitos. Vários celulares e entorpecentes foram encontrados em tocas. A varredura resultou na apreensão de 132 porções de entorpecentes, 53 celulares, além de 30 carregadores de celular, 23 chips telefônicos, baterias, pendrives, fones de ouvido, cinco estoques e 13 munições. A operação teve o apoio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar - BOPE que realizou a retirada das celas e contenção dos presos, Canil na busca de entorpecentes e Grupo Tático Aéreo - GTA.

O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, parabeniza e agradece a todos os policiais penais que contribuíram para o excelente resultado e acrescenta que essa operação conjunta é mais uma da série de ações que demonstram a importância da Polícia Penal na composição da segurança pública amapaense. A integração entre as forças policiais vem para dar sustentação a ordem social bem como no maior controle do sistema prisional. Os policiais penais estão sempre prontos para dar respostas nos momentos de crise, assim como o BOPE e GTA.

O IAPEN tem sido presença indispensável nas operações de segurança em todo no Amapá, promovendo a segurança dentro do sistema penitenciário e participando de operações fora do sistema em conjunto com o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar através de seus batalhões e Polícia Civil por meio das delegacias especializadas. "Todas as ações onde a Polícia Penal foi convocada foram bem sucedidas e sempre que acharmos necessário não pensaremos duas vezes em solicitar apoio às coirmãs, por respeito e reconhecimento a todos que trabalham para uma segurança pública forte.", afirmou Lucivaldo.

• Apreensões
  • GTA no apoio aéreo
  • BOPE na contenção dos presos
  • Policial Penal vistoria colchão com detector de metal