sexta, 08 de novembro de 2019 - 12:49h
Detentas da Penitenciária Feminina do IAPEN são beneficiadas com ações sociais e de saúde
Conjunto de ações alusivas ao Outubro Rosa promovidas na COPEF tem o intuito de resgatar a autoestima e chamar atenção para a saúde da mulher
Serviços de beleza também foram oferecidos às reeducandas da COPEF

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN promoveu ações alusivas ao outubro rosa que beneficiaram internas da COPEF com atendimento social, jurídico, de beleza, saúde e bem estar e ainda promoveu o reencontro com filhos que não visitam a penitenciária com regularidade. As atividades ocorreram em dias diferentes para públicos específicos.

A primeira ação beneficiou detentas com a retirada de documentos e atendimento jurídico. O Tribunal de Justiça foi o grande parceiro desta ação por meio do programa Eu Existo: Registro Legal para o Preso, que desde 2006 atende reeducandos do sistema penitenciário amapaense, auxiliando na retirada de documentos como a Carteira de Trabalho e Identidade. Nesta edição, o serviço teve como foco a emissão de Certidões de Nascimento e a revisão dos processos jurídicos, universitários do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade FAMA foram voluntários na ação que beneficiou 13 internas com a 2ª via de Certidão de Nascimento e 10 com atendimento jurídico.

A outra vertente da programação promoveu atendimentos nas áreas de saúde e beleza, foco do Outubro Rosa que chama atenção para a saúde e valorização da mulher, e contou com o apoio de parceiros (Secretaria de Saúde - SESA, Central de Imunização de Macapá, UBS Marabaixo, Faculdade FAMA, Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA, Secretaria de Educação - SEED, Instituto do Câncer - IJOMA, Corpo de Bombeiros e Vara de Execuções Penais - VEP).
Entre os serviços de saúde oferecidos às detentas, estavam as orientações sobre saúde bucal e kit’s de higiene bucal, atendimentos ginecológicos, coleta de exame PCCU, testes rápidos, vacinação de sarampo e retirada de cartão do SUS. Nas áreas de beleza e bem estar, foram disponibilizados corte de cabelo, limpeza de sobrancelha, maquiagem e massagem. No total, foram contabilizados 35 testes rápidos, 80 vacinas, 42 atendimentos ginecológicos, 19 PCCU, e entrega de 45 kit’s de higiene bucal.

Uma das ações mais especial da programação elaborada pela COPEF foi a Visita Assistida, que é direcionada a crianças filhas de detentas. A Brinquedoteca, onde acontece o projeto, é um espaço lúdico, colorido e especial dentro da penitenciária. A Visita Assistida proporciona o reencontro entre as mães que estão em cumprimento de sentença condenatória ou aguardando sentença e os filhos que não estão inseridos no cartão de visitantes. Ação beneficiou 27 reeducandas e 44 crianças acompanhadas de 27 familiares.

A COPEF montou uma grande programação voltada para as crianças com apresentação de teatro infantil, café da manhã, cantinho da leitura, áreas de jogos, sala de cinema, palestra para os familiares, além da realização de testes rápidos e aferição de pressão arterial. O evento ainda contou com a presença de membros da Abracrim - Associação Brasileira de Advogados Criminalistas que realizaram uma roda de conversa com familiares.

Para Coordenadora da Penitenciária Feminina, Elisangela Gomes, além de cuidar da custódia dessas mulheres nós temos o compromisso de fazer com que elas voltem para a liberdade modificadas. E é nesse sentido que essas ações que envolvem o social, a saúde e a família são importantes. Ao longo do ano desenvolvemos vários projetos que garantem atenção e dignidade a mulher encarcerada”, afimou.

O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, destaca que a COPEF é incansável no trabalho de ressocialização. “São projetos de leitura, ações de justiça restaurativas, atendimentos sociais e jurídicos que ocorrem várias vezes no calendário anual. Não se trata apenas de trancafiar a pessoa condenada, é nosso trabalho também reintegrá-la à sociedade e por isso essas ações são tão importantes”, afirmou.

• Serviços de beleza e bem estar
  • Testes rápidos foram oferecidos
  • Palestra de saúde da mulher
  • Atendimento jurídico