segunda, 11 de maio de 2020 - 16:44h
Policias Penais apreendem revolver e munição em uma cela no IAPEN
Revista aconteceu após internos atentarem contra a vida de Policias Penas e tentarem danificar bloqueadores de sinal
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
Arma estava escondida no banheiro de uma das celas do pavilhão

O Instituto de Administração Penitenciário do Amapá informa que internos do Pavilhão F1, que abriga presos sentenciados, atentaram contra a vida de Policiais Penais durante o banho de sol por volta das 9 da manhã, desta segunda-feira, 11.

Os detentos cercaram os Policiais Penais que entraram no pavilhão para efetuar a retirada de uma aste de ferro feita pelos presos para tentar danificar o sistema de bloqueadores de sinal de celular. Os presos usaram arma de fogo, pedras, paus e ferros. Dois Policias Penais tiveram ferimentos nos braços, mãos e pernas. 

Para resguadar a vida do Policiais Penais, restabelecer a ordem e cessar a injusta agressão foi necessário o uso escalonado da força com a utilização de munições de menor potencial ofensivo (elastômero, agentes químicos, spray de pimenta e granada de efeito moral), e não cessando a injusta agressão foi necessário o disparo de arma letal para controlar a situação. 

O Pavilhão F1 abriga 391 internos, dos quais 10 detentos foram feridos durante a intervenção. Imediatamente, após a dispersão da ameaça, os Policial Penais prestaram socorro aos internos feridos que foram escoltados até o hospital de Emergência para atendimento de urgência.

Na seguência os Policial Penais efetuaram a retomada do pavilhão para realizar a revista geral nas celas e a tranca dos internos. Durante o pente fino nas celas a equipe encontrou a arma de fogo usada pelos detentos, um revolver com quatro munições sendo duas deflagradas além de 15 papelotes de drogas e 33 celulares.

IMAGENS RELACIONADAS
  • aste de ferro usada para danificar bloqueadores
  • Pedras e paus foram arremessados contra dos Policias Penais
  • apreensões realizadas no interior do Pavilhão
  • Contenção para procedimento de revista
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá