segunda, 11 de maio de 2020 - 17:31h
Penitenciária Feminina inicia produção de máscaras para combate a COVID-19
niciativa tem o apoio e vários setores do Governo do Estado do Amapá e instituições que também somam forças
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN

 

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN iniciou a produção de máscaras artesanais para ajudar no combate ao Novo Coronavírus. O material está sendo confeccionado por reeducandas e será destinado a pessoas carentes.

A iniciativa tem o apoio e vários setores do Governo do Estado do Amapá (GEA) e instituições que também somam forças. Assim, o GEA está estruturando um programa transversal - com apoio da SVS, SIMS, SETE, Agência Amapá, entre outros órgãos - iniciando pelo IAPEN com a confecção de máscaras na unidade prisional feminina.

Por enquanto, o IAPEN está trabalhando com três máquinas de costura. Uma Policial Penal, que é costureira é a monitora do projeto que tem a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/AMAPÁ como parceiro fornecendo máquinas e insumos para confecção das máscaras. A Secretaria de Estado do Planejamento também fez a doação de um rolo de tecido que permitirá fazer muitas máscaras. Por isso o GEA está buscando parcerias para as demais frentes do programa, como o Sistema S, por exemplo, que pode garantir o funcionamento das máquinas que o IAPEN possui que aguardam manutenção para voltar a ativa e ampliar a produção.

Além de beneficiar famílias carentes com a entrega das máscaras, o trabalho está fazendo bem para as internas do IAPEN. Edilene Trindade, que está há 4 anos cumprindo pena na penitenciária, está se sentindo feliz por poder fazer alguma coisa boa nesse momento tão delicado "eu sei que essas máscaras de alguma forma vão ajudar a proteger também a minha família lá fora e eu dedico esse trabalho ao meu filho mais velho que este mês faz aniversário", comentou.

Na opinião do diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, "Essa iniciativa, ressalta uma vocação da Penitenciária Feminina que é a reativação da oficina de corte e costura. Atividade que durante anos beneficiou internas que aprenderam um novo ofício, remindo pena e até contribuindo com o carnaval na confecção de fantasias para uma escolas de samba. Mas esse projeto precisa de muitas parcerias que acreditem na ressocialização por meio do trabalho como ferramenta para a reinserção social do apenado", afirmou. 

A Coordenadora da Penitenciária Feminina, Elizangela Gomes, endossa as ações que possibilitam as internas a reinserção na sociedade bem como neste momento de pandemia fazem crescer nelas o sentimento de solidariedade e cidadania. Destaca que o projeto está aceitando doações de máquinas de costura reta e de materiais. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 98131 6863.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Produção de máscaras na COPEF
  • Produção de máscaras na COPEF
  • Produção de máscaras na COPEF
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá