quarta, 09 de setembro de 2020 - 14:49h
IAPEN promove futebol para reeducandos como ferramenta de ressocialização
Jogos internos envolvem a participação de quase 200 reeducandos que atendem rigorosos critérios de conduta e disciplina no cárcere
Por: Ascom IAPEN
Foto: Ascom IAPEN

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN deu início na manhã desta quarta-feira, 09, a temporada 2020 dos jogos internos, que beneficiam reeducandos com a prática do futebol dentro do cárcere.

Atividade é desenvolvida pela Unidade de Assistência Escolar e Profissionalizante - UNAEP que faz parte de Coordenadoria de Tratamento Penal do IAPEN - COTRAP e envolve a participação de quase 200 internos, tanto de presos sentenciados quando de presos que aguardam julgamento. As Coordenadorias da Penitenciária Masculina (COPEMA), do Centro de Custódia (COCEC) e a Coordenadoria de Segurança do IAPEN - COSEG também são apoiadores do projeto.

Segundo a coordenadora dos Jogos, educadora penitenciáia Janeth Freitas, a programação é uma importante ferramenta de ressocialização por promover integração. Além disso, o participante tem que preencher requisitos fundamentais como ter bom comportamento, mostrar respeito a funcionários e a outros presos e participar das atividades extras como o momento religioso e de orientação de boa conduta, realizado por um Policial Penal.

A competição tem 10 times que farão um total de 17 partidas. Serão duas fases, a primeira classificatória e a segunda eliminatória que devem ocorrer num período de 60 dias, conforme a disponibilidade da segurança interna do IAPEN. A competição é temática, no ano passado foi inspirada no Campeonato Brasileiro e esse ano a inspiração veio da Champions League. No jogo de abertura o Bayern venceu o Chelsea por 1 a 0.           

Para o diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, a aplicação desse conjunto de atividades que envolvem o esporte, a religião, o respeito as instituições e a civilidade dentro do cárcere são instrumentos que demonstram o respeito a pessoa, humanizam a pena e no fim contribuem para o nosso objetivo maior que a reinserção social da pessoa privada da liberdade.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá