sexta, 08 de março de 2019 - 14:09h
Internas do IAPEN celebram Dia da Mulher com visita de magistrados
Evento que foi uma iniciativa do TJAP e teve apoio do IAPEN ofereceu um café da manhã para as internas
Por: Assessoria TJAP
Foto: Acervo IAPEN
Evento que aconteceu no auditório da COPEF contou com a participação de 79 reeducandas do IAPEN

Neste Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 08 de março, os desembargadores João Lages, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP); Gilberto Pinheiro, vice-presidente e corregedor do TRE/AP e o juiz João Matos Júnior, titular da Vara de Execuções Penais, estiveram em visita à Penitenciária Feminina. Oportunidade em que conversaram com servidores e com as internas, participando de um café da manhã. Para o desembargador Gilberto Pinheiro que teve a iniciativa de organizar o evento, “a ideia é humanizar o ambiente prisional e proporcionar meios para que as internas voltem a conviver em sociedade totalmente ressocializadas”, disse.

Ainda dentro da programação, os magistrados visitaram alojamentos e conversaram com internas e servidoras da unidade. “A capacidade da ala feminina do presídio é de 98 vagas. No momento há 126 internas e, como a Constituição Federal prevê que não haverá penas desumanas e cruéis, uma casa prisional não pode ultrapassar o limite, senão acaba sobrecarregando financeiramente o estado e transferindo esse encargo para o cidadão”, afirmou o desembargador-presidente João Lages. De acordo com Elizângela Gomes, coordenadora da Penitenciária Feminina, as ações desenvolvidas pela Justiça do Amapá no sistema penitenciário são de suma importância. “Estamos trabalhando com as detentas as práticas restaurativas e as constelações familiares, que têm o potencial de influenciar positivamente na vida de cada uma. Se conseguirmos ressocializar uma, já será uma vitória”, relatou.

Também participaram da programação o diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, Lucivaldo Costa, a médica do sistema prisional Ana Paula Weber e advogados.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá