quarta, 27 de fevereiro de 2019 - 18:17h
ESAP realiza formatura de agentes do Grupo Tático Prisional
Direitos humanos e agentes de segurança pública, intervenção prisional e uso progressivo da força e também manuseio de armamento foram as disciplinas do curso.
Trinta e três agentes penitenciários integrantes do Grupo Tático Prisional do IAPEN participarão da qualificação

O Governo do Amapá investe cada mais na qualificação e no treinamento dos servidores penitenciários. Nesta quarta-feira, 27, 33 Agentes Penitenciários que integram o Grupo Tático Prisional do IAPEN - GTP concluíram uma atualização organizada pela Escola de Administração Penitenciária do IAPEN - ESAP.
O nivelamento diz respeito a três tipos de conhecimentos: armamentos; direitos humanos e agentes de segurança pública; e intervenção prisional e uso progressivo da força. O objetivo foi de capacitar os integrantes do GTP nivelando os conhecimentos técnico, tático e operacional das cinco guarnições para o desempenho de suas funções de segurança.
Segundo o comandante do Grupo Tático Prisional, M Gama, a disciplina de direitos humanos aplicados se faz necessária na grade curricular do curso porque o sistema penitenciário trabalha com pessoas cerceadas de sua liberdade, “e é preciso garantir aos agentes conhecimentos técnicos em relação ao tema para que eles façam um atendimento mais digno e humano a pessoa presa”, destacou.
Nas disciplinas voltadas para a segurança, o objetivo foi capacitar os agentes para o manuseio e empregabilidade dos novos armamentos adquiridos pelo Iapen: Carabina Tática Tauros Ponto 40, Espingarda Calibre 12 e também  Fuzil 556.
Na disciplina ‘Intervenção Prisional e Uso Progressivo da Força o treinamento garantiu capacitação técnica nas ações desenvolvidas pelo GTP, dando mais segurança tanto aos agentes, quanto aos internos. “O objetivo principal é a preservação da vida”, disse o comandante.
Para o diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Monteiro, “Manter os servidores sempre atualizados é o primeiro passo para um atendimento mais humanizado além de garantir ações mais seguras tanto para os servidores quanto os custodiados. Elaboramos um cronograma onde todos as guarnições passaram pelo treinamento e o GTP fecha esse ciclo que iniciamos no ano passado. O servidor capacitado presta serviço de qualidade e o resultado é a maior satisfação do público alvo do serviço penitenciário, e isso traz mais tranquilidade para o ambiente carcerário.”, afirmou.