sábado, 04 de novembro de 2017 - 10:09h
Agentes do IAPEN apreendem drogas e frustram tentativa de fuga
Apreensão ocorreu na manhã deste sábado, e no feriado do dia 2 de novembro uma tentativa de fuga foi impedida
Por: Ascom IAPEN
Foto: acervo IAPEN
Presos fizeram uma camuflagem com tecido e mato verde para tentar chegar a muralha rastejando

Agentes plantonista do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN apreenderam porções de substância entorpecente, na manhã deste sábado, 04, e no feriado do dia 2 de novembro frustraram uma tentativa de fuga do Cadeião.

Logo no início da manhã, por volta das 06 horas, durante ronda nos pavilhões, agentes encontraram duas porções de material entorpecente (possívelmente maconha) jogadas no campo de futebol de um dos pavilhões da Penitenciária Masculina. O material teria sido arremessado por cima da muralha. O que foi confirmado após buscas no lado externo, onde mais três porções da mesma substância foram encontradas.

Essa é a segunda tentativa de ilícito impedida pelos plantonistas em três dias. No feriado do dia 02, três presos aproveitaram o horário do banho de sol para se esconder e esperaram até a hora do almoço para agir. Eles fizeram uma camuflagem de tecido e mato verde, com ela rastejariam até a muralha. A intenção era fazer um buraco no muro usando barras de ferro e empreender fuga. O sentinela que estava na guarita percebeu a movimentação e informou aos outros agentes que impediram a tentativa de fuga.

O coordenador de Segurança do IAPEN, Wanilson Sá, explica que os presos inventam as formas mais mirabolantes para tentar enganar os plantonistas e fugir. “Sobretudo por conta do final de ano, quando essas tentativas se acentuam, pois os presos em certas datas comemorativas sentem o peso da perda da liberdade, querem estar lá fora. Mas nossos agentes estão preparados e alertas. Faremos sempre o possível para evitar as fugas e também a entrada de drogas”, afirmou.

O diretor do IAPEN, Lucivaldo Monteiro, afirma que a área externa é uma preocupação permanente para a segurança da penitenciária, mas em breve esse problema será solucionado. “Esta semana recebemos as propostas das empresas interessadas em participar da contratação emergencial de empresa especializada na prestação de serviços técnicos de engenharia para a execução de reforma e adaptação das guaritas de segurança, serviços de desobstrução da rede de esgoto e limpeza do entorno do Cadeião”, comemorou, explicando que essas propostas serão analisadas pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública - Sejusp e posteriormente seguirá para aprecição da Procuradoria Geral do Estado - PGE.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá