sexta, 03 de junho de 2022 - 17:00h
Policiais Penais do Amapá recebem nova identidade funcional
Carteiras foram confeccionadas em papel e tinta especial resistentes a água e possuem tecnologia de identificação com QR code.
Por: ASCOM IAPEN
Foto: ASCOM IAPEN

A solenidade de entrega das novas carteiras funcionais dos Policiais Penais do Amapá ocorreu, nesta sexta-feira, 03, no gabinete do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN. O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, recebeu o presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Antônio Mesquita, para o ato de entrega.

“A nova identidade funcional dos Policiais do Amapá é mais uma conquista dessa nova carreira, que assegura o direito legal e atende as necessidades do servidor no sentido de dar legitimidade e facilitar a identificação do policial penal e do porte de arma”, destacou Lucivaldo.

O decreto 1798/22 que estabelece as características e modelo da identidade funcional foi assinado pelo governador Waldez Góes em  12 de abril deste ano. A publicação regulamenta o artigo 13 da lei estadual 2542/21 de criação da carreira policial penal no estado do Amapá.

“O Sinpp acompanhou todo o processo de homologação do decreto-lei até a entrega das carteiras funcionais, no intuito de garantir a celeridade na produção e entrega das funcionais. As carteiras ficaram ótimas principalmente pela escolha de materiais e tecnologia de segurança e identificação com QR Code”, afirmou Mesquita.

Para elaborar e confeccionar as funcionais foram necessários esforços de diferentes polícias penais que trabalharam no desenho do modelo visual, escolha de materiais, regulamentação e itens segurança. “Demos muita atenção a essa parte, porque o documento tem que ser seguro, de fácil checagem e durável”, explica Benail Jamim, Policial Penal que atua na Gerência de Informática do IAPEN - GEINF.

As carteiras foram confeccionadas em papel e tinta especial resistentes à água revestido com uma camada de plastificação. No quesito segurança, possuem tecnologia de identificação com QR code que possibilita a checagem da veracidade do documento pela internet.

Durante o processo para confecção foi necessário fazer a coleta de dados fotográfico, biométrico e assinatura digital de cada policial penal, para criação de um banco de dados e do sistema de consulta e validação digital por QR code.

As identidades funcionais estão sendo entregues no protocolo do  gabinete e na Coordenadoria de Segurança - COSEG do IAPEN. É necessário apresentar documento com foto no ato da retirada.

Recadastramento

Os policiais penais e educadores que ainda não efetuaram o recadastramento devem comparecer no Anexo, na sala da Gerência de Informática - GEINF na quinta-feira, 09, ou na sexta-feira, 10. O servidor deve levar documento de identificação e estar uniformizado. O procedimento é rápido e consiste na atualização e confirmação das informações pessoais e coleta de biometria, assinatura digital e fotografia facial.

• Solenidade de entrega das funcionais da PP/AP