segunda, 02 de setembro de 2019 - 15:46h
Projeto Essência do IAPEN beneficiará servidores do sistema penitenciário
Iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Práticas Restaurativas da instituição que realizará círculos restaurativos com agentes e educadores
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN lançou na manhã desta segunda-feira, 02, na AIFA, o projeto Essência que irá beneficiar servidores do sistema penitenciário com a valorização da pessoa e suporte para resolução de conflitos, melhorando o bem estar e aumentando a auto estima de quem trabalha na penitenciária.

A iniciativa é do Núcleo de Práticas Restaurativas do IAPEN que iniciou suas atividades há mais de um ano desenvolvendo trabalho com custodiados e agora ampliará o seu leque de atendimento com um projeto pensado especialmente para o servidor do sistema penitenciário amapaense. “Quem trabalha no ambiente carcerário absorve uma carga muito pesada e estressante do ambiente. E sem uma válvula de escape provoca uma série de problemas de ordem emocional, de convivência, profissional e inclusive familiar. O nosso projeto vem com esse intuito de autoconhecimento e de oferecer ferramentas para solução de conflitos visando o bem estar no âmbito do trabalho e também na vida particular”, afirmou Valéria Leite, coordenadora do Núcleo.

O IAPEN possui 48 facilitadores que terão papel fundamental no desenvolvimento do projeto. Eles serão os mediadores dos círculos restaurativos que é a base da dinâmica. O trabalho será desenvolvidos nas guarnições com a formação de pequenos grupos de seis pessoas onde todos poderão falar e ser ouvidos dentro de temas específicos.

O projeto começa com o encontro de facilitadores que vai ocorrer no dia 16 de setembro sob a coordenação do Núcleo de Práticas Restaurativas do IAPEN. Será um momento de reencontro para o grupo formado no primeiro Curso de Formação de Facilitadores em Práticas Restaurativas e também de engajamento nesse projeto pioneiro.

O passo seguinte acontecerá no dia 25 de setembro com a formação do primeiro Círculo Restaurativo na Penitenciária Feminina - COPEF, que será a primeira unidade contemplada com o projeto Essência. Os círculos seguintes ocorrerão em datas agendadas com grupos fechados até o fim do processo. A participação dos servidores é totalmente voluntária e a adesão pode acontecer a qualquer tempo. “Nosso objetivo é fazer com as pessoas se sintam confortáveis e descubram por si só o quanto a prática restaurativa pode lhe fazer bem”, comentou Valéria.           

Para o diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, “As pessoas são o que temos de mais precioso, por isso temos que valorizá-las e dar todo o suporte para que estejam bem de forma particular para que o trabalho seja realizado de forma plena porque o ambiente carcerário tem uma influência muito grande na vida de cada servidor. Por isso eu apoio e parabenizo essa iniciativa de servidores para servidores do sistema penitenciário amapaense”, afirmou.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá