quinta, 27 de janeiro de 2022 - 18:50h
Policial Penal que salvou criança recebe portaria de elogios do IAPEN
Policial de 28 anos aplicou técnicas de primeiros socorros que foram fundamentais para o salvamento da criança que havia se afogado
Por: ASCOM IAPEN
Foto: Acervo IAPEN

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN, Lucivaldo Costa, entregou nesta quinta-feira, 27, a portaria de elogios do Policial Penal Orlando Moreira da Silva Neto pelo ato de heroísmo no salvamento de uma criança vítima de afogamento.

O Policial Penal de 28 anos aplicou técnicas de primeiros socorros que foram fundamentais para o salvamento da criança. "Vi as pessoas levantando e sacudindo a menina na tentativa de reanimá-la, como eu sabia dos procedimentos de reanimação em crianças, corri e pedi para ajudar. No momento, me deparei com a criança já em estado de cianose e sem nenhum tipo de reação, assim iniciei os procedimentos. Insistindo bastante, pois ela não dava sinais de que retornaria, tentei mais algumas vezes e finalmente ela reagiu e pôs bastante água para fora, mas logo desmaiou, daí vi que tínhamos que levá-la imediatamente para a emergência mais próxima”, relembra o policial.

Foram momentos de muita tensão, “Um senhor ofereceu uma lancha para transportá-la até próximo da ponte, no trajeto ela perdeu a consciência e parou de respirar mais uma vez, fui reanimando ela com manobra de RCP, até a chegada na ponte, onde tinha um carro a espera para levarmos ao HE de Santana” 

Orlando já atuou como voluntário na Cruz Vermelha, no Pará, onde fez o curso de socorrista. Após entrar na Polícia Penal, também fez alguns cursos relacionados proporcionados pela ESAP e outros particulares entre eles:

Urgência e Emergência em ambiente carcerário com o SAMU

Brigadista de incêndio com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM)

Atendimento pré hospitalar com o CBM

Stop The Bleed (controle de hemorragias) pela Esperadio Tactical Concept

APH de Combate com a empresa Hunter Tactical

Resgate em Altura N1 com a empresa Safety treinamentos

Resgate em Área de Selva com a empresa Paratus Training

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá