segunda, 29 de novembro de 2021 - 10:07h
Internos do IAPEN concluem curso profissionalizante de Instalador Hidráulico
Atividade foi acompanhada pela UNAEP e realizada dentro da unidade prisional no Centro de Ressocialização em parceria com o Senai
Por: ASCOM IAPEN
Foto: Acervo UNAEP

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN promoveu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) um curso profissionalizante de instalador hidráulico que beneficiou diretamente a 21 reeducandos do sistema prisional amapaense que concluiram o curso na última sexta-feira, 26.

Toda a atividade foi acompanhada pela Unidade de Assistência Escolar e Profissionalizante (UNAEP) da Coordenadoria do Tratamento Penal do IAPEN (COTRAP) e realizada dentro da unidade prisional no Centro de Ressocialização - CERES em parceria com o Senai.

O curso profissionalizante de instalador hidráulico teve carga horária de 160 horas, com entrega de certificados e faz parte dos projetos de reintegração social que capacitam os internos do sistema prisional para o mercado de trabalho e desempenho das atividades laborais dentro das unidades prisionais.

“Foi prazeroso trabalhar dentro do Iapen. A turma superou a expectativa. Achei que iria encontrar dificuldade em trabalhar com este público, porém tudo aconteceu normalmente. Tive o retorno positivo deles. Achei excelente e proveitoso”, afirmou o instrutor do Senai Romildo Farias.

A Policial Penal Andrea Costa, monitora do curso, destaca que “O curso foi um sucesso, proporcionando aprendizagem para esse público específico com o objetivo de contribuir para a reintegração social”.

Para o Coordenador do Tratamento Penal, José Antônio Nunes, o trabalho de ressocialização desenvolvido dentro do sistema é muito positivo. “Estamos satisfeitos com a possibilidade de ampliação de novos cursos e geração de novas oportunidades de trabalho nessa parceria com o Senai. Buscamos alcançar um modelo de encarceramento que garanta qualificação profissional a essas pessoas que irão voltar para a sociedade”, avaliou.

Durante o curso, os alunos receberam capacitação para diversas atividades relacionadas com a execução, instalação e manutenção de sistemas hidrossanitários, com base em procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança. Os internos que concluíram o curso poderão ter o direito da remição de pena pelo estudo e também, caso venham a exercer o ofício dentro da unidade prisional poderão usufruir do mesmo benefício, conforme prevê a Lei de Execução Penal.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá