quarta, 30 de janeiro de 2019 - 17:27h
Foragido que rompeu tornozeleira é recapturado e volta para o IAPEN
Interno foi considerado foragido pela Central de Monitoramento Eletrônico do IAPEN quando violou a tornozeleira
Por: Ascom IAPEN
Foto: Divulgação PM
Prisão ocorreu dentro da embarcação que seguia para o estado do Pará

Custodiado do IAPEN que foi beneficiado pela justiça com a saída temporária de fim de ano e estava foragido por ter rompido a tornozeleira eletrônica foi recapturado pelo Batalhão de Operações Especiais da PM, nesta terça-feira, 28, quando fugia em uma embarcação para as ilhas do Pará.

O interno Jefferson Coelho Rodrigues, o Jefinho, foi considerado foragido pela Central de Monitoramento Eletrônico do IAPEN (CME) desde o dia 07 de janeiro, quando rompeu a tornozeleira e não retornou ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

O coordenador da CME Arleson Moraes explica que nesses casos o acionamento é imediato e que tanto a polícia quando a justiça são informadas sobre a ocorrência. O interno que saiu do IAPEN monitorado no dia 31 de dezembro de 2018, descumpriu a permissão no último dia de benefício.

O monitoramento eletrônico por tornozeleira é novidade no sistema penal amapaense. No fim do ano passado dos 254 detentos beneficiados com a saída temporariamente, sete não retornaram ao IAPEN. As tornozeleiras além de reduzir o custo do interno gerando economia de mais de R$ 130 mil ao Sistema permitem maior agilidade na resposta em caso de descumprimento do que a justiça determina.

"Quando ele rompe, soa o alarme no sistema de monitoramento e, a partir daí, a gente sabe que ele está foragido. Antes não tinha isso. Temos a tornozeleira como um saldo positivo, apesar de quatro rompimentos de tornozeleiras, foi eficaz porque a maioria dos presos que saíram se comportaram de maneira adequada", afirmou o diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho - (96) 3261-2700 - gabinete@iapen.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá