quarta, 30 de janeiro de 2019 - 16:45h
Agentes do IAPEN fazem revista em celas e encontram celulares, drogas e armas
Ação aconteceu por volta das 6h da manhã desta quarta-feira, 30, no P1, e contou com a participação de 50 agentes penitenciários
Por: Ascom SEJUSP / IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
revistas são ações rotineiras no sistema penitenciário amapaense para manter a ordem e a segurança no estabelecimento prisional

Sete celulares, 142 papelotes de substância supostamente entorpecente, 7 carregadores de celulares e 14 estoques. Todo esse material ilícito foi encontrado nesta quarta-feira, 30, durante uma revista de rotina em celas do P1, pavilhão que abriga presos provisórios do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

A ação aconteceu por volta das 6h da manhã, e teve a participação de 50 agentes penitenciários, com apoio da Coordenadoria de Inteligência Prisional (CIP), Coordenadoria de Segurança (Coseg) e do Grupo Tático Prisional (GTP), que fez a retirada e contenção de 270 presos de suas celas.

A revista foi comandada pela Coordenadoria dos Centros de Custódia do Iapen (Cocec). Segundo o coordenador da Cocec, Ednaldo Barbosa de Figueiredo, “a revista aconteceu sem nenhum tipo de percalço”. Foram empregados na operação 14 armamentos calibre 12, duas pistolas “ponto 40”, 7 escudos anti-balísticos, uma granada e um espargidor (gás de pimenta).

“Os trajes anti-tumultos usados pelos agentes penitenciários, nessa ação, foram adquiridos com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), e houve também o uso de armas não-letais”, explicou o coordenador.

O diretor-presidente do IAPEN, Lucivando Monteiro, destaque que as revistas são ações rotineiras no sistema penitenciário amapaense para manter a ordem e a segurança no estabelecimento prisional. “Quando retiramos ilícitos estamos deixando o ambiente mais seguro tanto para os servidores quanto para os internos aqui custodiados”, afirma. O diretor destaca ainda o empenho e o profissionalismo dos agentes que estão preparados para realizar esse tipo de operação com sucesso. Extraindo os custodiados em segurança, de forma ordenada e realizando a revista nas celas de maneira eficaz. 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho - (96) 3261-2700 - gabinete@iapen.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá