sexta, 24 de junho de 2022 - 08:56h
Projeto Maternar Lactantes Presas revitaliza ambiente na COPEF
Iniciativa já contemplou três Estado e tem o objetivo de proporcionar mais qualidade a gestação e aos primeiros meses de vida do bebê
Por: ASCOM IAPEN
Foto: ASCOM IAPEN

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN inaugurou na última quinta-feira, 23, o novo espaço revitalizado na Penitenciária Feminina (COPEF) para oferecer um tratamento mais humanizado e aconchegante a bebês, lactantes e puérperas no sistema prisional. O Estado do Amapá é o terceiro a ser contemplado com o Projeto Maternar Lactantes Presas que tem como objetivo garantir o direito do recém nascido e preservar a primeira infância.

Novos berços, camas, travesseiros, almofadas, roupas de cama, tapetes, puffs, papéis de parede quadros e itens de decoração deram um ar de “quarto dos sonhos” ao espaço Materno-Infantil do IAPEN. A idealizadora do projeto Maternar, Graciele Sonegheti, que é mestre em Segurança Pública e especialista em primeira infância no sistema prisional, explica que essa transformação percebida não só pelas custodiadas, mas também pelos servidores do sistema prisional, foi cuidadosamente planejada para estimular e dar condições mais favoráveis para o desenvolvimento do bebê em uma fase determinante: a primeira infância.

O espaço Materno-Infantil do IAPEN atualmente acolhe uma gestante, que está no sétimo mês, e uma lactante com bebê de dois meses. O ambiente, que foi reinaugurado em 2018, é dotado de berçário, sala de aleitamento e brinquedoteca, e nesta revitalização recebeu um toque de aconchego e ternura com a chegada do Projeto Maternar Lactantes Presas.

A Coordenadora da COPEF, Dayane Oliveira, destaca que esse projeto proporciona  capacitação aos servidores e um ambiente mais tranquilo e acolhedor a gestante e ao recém nascido que de fato vai estimular e contribuir com a amamentação e o desenvolvimento do bebê na primeira infância.

O Projeto Maternar iniciou no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), no Espírito Santo, unidade que é dirigida por Graciele. E beneficiou também a Penitenciária de Recuperação Feminina ‘Maria Júlia Maranhão’, em João Pessoa. A empresa Grão de Gente é a principal parceira do projeto fornecendo o material e mobiliário para a revitalização e transformação dos espaços.

No IAPEN, o trabalho de pintura, montagem das camas, berços e móveis, instalação de prateleiras, itens de decoração e papéis de parede foi executado por internas da COPEF. A Lei de Execuções Penais garante o tratamento humanitário e assistência integral à mulher grávida e ao bebê até o sexto mês de vida.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Inauguração do novo espaço contou com autoridades
  • Berçário de cara nova
  • Sala de aleitamento mais aconchegante
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho - (96) 3261-2700 - gabinete@iapen.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá