O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN inaugurou na última quinta-feira, 23, o novo espaço revitalizado na Penitenciária Feminina (COPEF) para oferecer um tratamento mais humanizado e aconchegante a bebês, lactantes e puérperas no sistema prisional. O Estado do Amapá é o terceiro a ser contemplado com o Projeto Maternar Lactantes Presas que tem como objetivo garantir o direito do recém nascido e preservar a primeira infância.
Novos berços, camas, travesseiros, almofadas, roupas de cama, tapetes, puffs, papéis de parede quadros e itens de decoração deram um ar de “quarto dos sonhos” ao espaço Materno-Infantil do IAPEN. A idealizadora do projeto Maternar, Graciele Sonegheti, que é mestre em Segurança Pública e especialista em primeira infância no sistema prisional, explica que essa transformação percebida não só pelas custodiadas, mas também pelos servidores do sistema prisional, foi cuidadosamente planejada para estimular e dar condições mais favoráveis para o desenvolvimento do bebê em uma fase determinante: a primeira infância.
O espaço Materno-Infantil do IAPEN atualmente acolhe uma gestante, que está no sétimo mês, e uma lactante com bebê de dois meses. O ambiente, que foi reinaugurado em 2018, é dotado de berçário, sala de aleitamento e brinquedoteca, e nesta revitalização recebeu um toque de aconchego e ternura com a chegada do Projeto Maternar Lactantes Presas.
A Coordenadora da COPEF, Dayane Oliveira, destaca que esse projeto proporciona capacitação aos servidores e um ambiente mais tranquilo e acolhedor a gestante e ao recém nascido que de fato vai estimular e contribuir com a amamentação e o desenvolvimento do bebê na primeira infância.
O Projeto Maternar iniciou no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), no Espírito Santo, unidade que é dirigida por Graciele. E beneficiou também a Penitenciária de Recuperação Feminina ‘Maria Júlia Maranhão’, em João Pessoa. A empresa Grão de Gente é a principal parceira do projeto fornecendo o material e mobiliário para a revitalização e transformação dos espaços.
No IAPEN, o trabalho de pintura, montagem das camas, berços e móveis, instalação de prateleiras, itens de decoração e papéis de parede foi executado por internas da COPEF. A Lei de Execuções Penais garante o tratamento humanitário e assistência integral à mulher grávida e ao bebê até o sexto mês de vida.
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal