quarta, 23 de setembro de 2020 - 19:32h
ESAP retoma cursos para servidores do IAPEN seguindo protocolos de saúde
Aulas virtuais e turmas menores foram as alternativas para a retomada dos cursos oferecidos aos servidores penitenciários
Por: ASCOM IAPEN
Foto: ESAP/IAPEN

A Escola de Administração Penitenciária - ESAP retomou as atividades com a continuação da atualização funcional para manuseio da pistola TH.40 para os servidores do Instituto de Administração Penitenciário do Amapá - IAPEN. O curso foi retomado seguindo todos os novos protocolos de segurança em saúde para combate a COVID-19.

O curso de atualização funcional para os servidores do IAPEN iniciou em fevereiro. Três turmas (CHARLIE, BRAVO e DELTA) concluíram o curso antes da pandemia. As duas turmas restante (ALFA e ECHO) foram reagendadas e este mês iniciaram o curso, de forma que atendessem as novas diretrizes de distanciamento social e cuidados contra a propagação do Coronavírus.

A ESAP elaborou um cronograma com um dia para aulas virtuais e dois dias para a parte prática do curso. A parte teórica do curso envolve regras de segurança, história e classificação das armas de fogo, legislação, estudo das pistolas, características, partes, fundamentos do tiro entre outras. Já para a parte prática de manuseio e disparos, os participantes foram separados em 8 turmas menores para aulas em dois dias.

A aula online aconteceu para todos os 123 servidores na primeira quinzena de setembro, já as aulas práticas iniciaram na semana passada e com conclusão prevista para o dia 23 de outubro. Para a Coordenadora da ESAP, Estelen Rodrigues, foi um grande desafio reformular todo o planejamento para realizar a conclusão das turmas. Mas está sendo gratificante saber que tudo está dando certo. A divisão em turmas menores possibilitou que todos os protocolos de segurança fossem atendidos.

O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo da Costa, destaca que os investimentos em segurança envolvem tanto o material quanto o humano. Pois a missão do IAPEN é fazer com responsabilidade.”Não adianta somente adquirir e entregar o equipamento ao servidor temos que pensar no todo e a qualificação humana é a peça chave para o bom emprego do material com responsabilidade. A capacitação continuada faz parte da política desta gestão por entendermos que servidor capacitado presta um serviço de melhor qualidade”, afirmou.