sexta, 24 de maio de 2019 - 15:04h
Colônia Penal inicia projeto de piscicultura para internos do IAPEN
Manejo e criação de peixes é o primeiro de quatro projetos que serão desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Primeiro 25 internos iniciaram a parte teórica da qualificação, o próximo passo será a preparação dos tanques para criação

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN está desenvolvendo um novo projeto com reeducandos do regime semiaberto. A parceria entre a Coordenadoria da Colônia Penal - COLPE e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - SEMDEC possibilitará a realização de projetos em quatro áreas: piscicultura, avicultura, suinocultura e agricultura.

Inicialmente o projeto beneficiará 25 reeducandos que irão aprender técnicas de criação e manejo de peixes. Mas a expectativa da coordenação é chegar ao número de 100 participantes somando os quatro projetos. “O IAPEN dispõe de área e mão de obra e vamos poder fazer muito pela sociedade preparando esses internos para um novo ofício digno e rentável”, comemora o coordenador da COLPE, Glauber Monteiro.

A SEMDEC irá fornecer a qualificação dos participantes e os alevinos para a criação. A expectativa do IAPEN é muito grande porque esse modelo já acontece nas comunidade rurais de Macapá. Os primeiro 25 internos já iniciaram a parte teórica da qualificação, o próximo passo será a parte prática com a preparação dos três tanques que o IAPEN possui e posterior criação dos alevinos.

O coordenador da COLPE explica que este modelo iniciado com a piscicultura será repetido com a criação de porcos, aves e cultivo de hortaliças. “Esse projeto tem um futuro muito promissor, porque temos a possibilidade de oferecer qualificação em um ofício que poderá mudar a vida desse interno após o cumprimento da pena”, afirmou.

O diretor-presidente do IAPEN afirma que qualificação, trabalho e geração de renda é o caminho para a reinserção das pessoas privadas de liberdade. “O IAPEN em parceria com as instituições vinculadas ao sistema penitenciário, apoiado pelas secretarias de estado e secretarias municipais tem tudo para transformar o ambiente carcerário em um espaço de recomeço para grande parte dos presos do estado. Ou seja, oferecer oportunidades resulta na redução de reincidência criminal e melhora a segurança da sociedade. Quando o Estado cumpre com seu papel as organizações criminosas perdem força”, observou.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Curso de Piscicultura