terça, 24 de maio de 2022 - 13:54h
Ciclo de diálogos levou reflexão para internas do sistema prisional do Amapá
Ação é resultado da parceria entre COPEF/IAPEN e Secretaria de Políticas para as Mulheres - SEPM e ocorreu durante o primeiros semestre

Uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN e a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres levou atendimento para mulheres custodiadas no sistema prisional amapaense. A conclusão do projeto ocorreu nesta segunda-feira, 23, na COPEF.

O projeto promoveu roda de conversa com o Núcleo AMA - LBTI/SEPM levando atendimento quinzenal de assistente social e psicóloga da SEPM do Núcleo de Acolhimento às Mulheres Amapaenses LBTI.

A iniciativa beneficiou 23 internas da Coordenadoria da Penitenciária Feminina - COPEF/IAPEN. As participantes foram divididas em 2 grupos de trabalho e os atendimentos ocorreram durante todo o primeiro semestre deste ano. A primeira Roda de Conversa ocorreu no dia 07 de março como parte das atividades do mês de celebração ao Dia Internacional da Mulher.

O objetivo dos encontros era dialogar sobre as violências sofridas pelas mulheres, com o intuito de esclarecer os tipos de violência, que não é somente agressão física e que pode ocorrer também entre mulheres e não só quando se está num relacionamento heteroafetivo. Além de dialogar sobre a vivência delas no cárcere e também falar de saúde mental.

A coordenadora da Penitenciária Feminina, Dayane Oliveira, agradeceu todo o apoio dado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres destacando o quão importante é ter parceiros do sistema prisional que nos possibilitem desenvolver políticas públicas no cárcere que trazem grande conhecimento e esclarecimentos às mulheres privadas de liberdade, além de contribuir para a evolução pessoal de cada pessoa acolhida, que toma a consciência da importância e têm o desejo de retornar transformada e melhor para a sua família e sociedade.

2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International