quarta, 19 de agosto de 2020 - 13:25h
Ação de prevenção e testagem em populações-chave.
Doação de 420 testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST.
Por: Aline Ferreira
Foto: Acervo Ouvidoria.
Recebimento dos testes no Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais.

O acesso universal ao tratamento e à prevenção das diversas infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, caracteriza a resposta estadual às epidemias.

Como exemplos dessa garantia, podemos citar:

A Lei nº 9.313, de 13 de novembro de 1996, que assegura aos portadores do HIV, gratuitamente, toda a medicação necessária a seu tratamento;

A Nota Técnica nº 13/2009 - GAB/PN-DST/AIDS/SVS/MS, que recomenda a ampliação do acesso aos preservativos masculinos na rede de serviços de saúde.

Como forma de subsidiar os gestores institucionais a Secretaria de Saúde - SEMSA/PMM e o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, através da Sra. Gisela Cezimbra, disponibilizaram à Ouvidoria Penitenciária o 1° (primeiro) lote de testes rápidos destinados aos reeducandos, a parceria faz parte do Projeto Mãos que Ajudam, que tem por finalidade resguardar a saúde de todos os envolvidos no sistema penal.

A entrega de 420 (quatrocentos e vinte) testes rápidos foi realizada à Chefe da Unidade de Saúde, Sra. Jacqueline Lima, Educadora Penitenciária. Trata-se de uma Ação com um conjunto de recomendações voltadas à redução dos riscos a saúde e a promoção de práticas mais seguras, o objetivo é oferecer ainda, o aconselhamento e a testagem à população carcerária, como um todo, no decorrer dos próximos meses.

Esse dinamismo certamente impedirá que a epidemia das IST'S alcance níveis mais elevados dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho - (96) 3261-2700 - gabinete@iapen.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá