sexta, 15 de novembro de 2019 - 15:32h
Agentes do IAPEN controlam conflito em Pavilhão e evitam evolução do tumulto
Equipe de Intervenção Prisional e de revista restabelecem a ordem no pavilhão e realizam apreensões importantes de ilícitos
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN

Agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá controlaram um princípio de conflito entre detentos do Pavilhão F3 que abriga 216 internos no regime fechado. A ação aconteceu no fim da manhã desta quinta-feira, 14, e contou com a participação de 50 agentes do Grupo Tático Prisional - GTP, plantonistas e mais o reforço de voluntários que estavam de folga e deram apoio na operação.

Ao entrar no pavilhão, a equipe de intervenção prisional levou menos de cinco minutos para restabelecer a ordem e controlar os presos em conflito. Os agentes efetuaram disparos de munição química e elastômero (borracha) para cessar o tumulto, fazendo uso escalonado da força com o emprego de químicos e armamento menos letal. Nenhum detento ou servidor foi ferido na ação. 

Com a situação controlada, os internos foram retirados para o campo de futebol e foi realizada uma revista geral no pavilhão que resultou na apreensão de duas armas de fogo, 54 munições, duas facas, quatro estoques, 21 celulares e chips de telefonia. O material estava escondido dentro das celas em tocas de mais de um metro de profundidade.

“Foi um trabalho primoroso que mostra o preparo e a competência do servidor penitenciário que tendo as ferramentas certas consegue ter êxito da forma que lei prevê com eficácia e segurança, usando as ferramentas de proteção (coletes, capacetes, caneleiras e escudos). Estão todos de parabéns, tanto os que atuaram na intervenção quanto os que atuaram na revista. Esses homens e mulheres mostraram seu valor agindo com inteligência para cessar a evolução do tumulto e também vasculhar cada centímetro de cela para encontrar os ilícitos”, afirmou o diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá