quinta, 15 de agosto de 2019 - 15:11h
Agentes do IAPEN realizam ação simultânea em pavilhões do Cadeião, Anexo e Feminino
Operação de Combate ao Crime Organizado encabeçada pelo GNCOC envolveu 70 agentes penitenciários do Amapá
Grupo Tático Prisional - GTP realizou a extração das celas e contensão de 180 internos do Cadeião

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN realizou uma grande operação de combate ao crime organizado, na manhã desta quinta-feira, 15, para cumprir 10 mandados contra presos do Cadeião, Anexo e Penitenciária Feminina além de busca e apreensão em seis pavilhões nas três unidades prisionais.

A operação que está ocorrendo simultaneamente nos Estados é encabeçada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) que reúne os Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO's) de todo o País. No IAPEN, a operação reuniu agentes penitenciários, policiais militares, policiais civis e um delegado além do Ministério Público.

Entre os 10 investigados estão uma interna da penitenciária feminina, dois presos do Anexo e sete custodiados do Cadeião. O Batalhão de Operações Especiais - Bope fez a extração e contenção de 110 presos no Anexo para os agentes penitenciários realizaram a revista nas celas. O Grupo Tático Prisional do IAPEN - GTP realizou a extração e contenção de 180 presos de três pavilhões no Cadeião enquanto os demais agentes do IAPEN realizaram a revista às celas.

A operação apreendeu celulares e chips de telefonia, além de anotações e material entorpecente encontrado nas celas. No total foram 26 celulares, 26 chips, um cartão de memória, cinco pendrives, 13 carregadores de celular e 12 fones de ouvido, além de 46 porções de drogas e 43 garrafas pet com bebida artesanal.

O diretor presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, que esteve presente em toda ação, afirmou que esse tipo de ação conjunta em prol de um bem maior - que é o combate ao Crime Organizado - é fundamental para tranquilizar a sociedade. Destacando que os agentes penitenciários do Amapá se sentem orgulhosos por contribuir com operações tão importantes como essa e que vão ao encontro do que fazemos aqui diariamente. “O combate dentro das prisões enfraquece o crime organizado”, afirmou.

A operação envolveu 70 agentes penitenciários de nove coordenadorias (Segurança, Custódia, Colônia Penal, Feminina, Masculina, Inteligência e Planejamento) além do GTP e do Gabinete do IAPEN. O Coordenador de Segurança, Naldo Figueiredo, destaca o trabalho integrado das coordenadorias do IAPEN que contribuíram com a logística desta complexa ação simultânea em seis pavilhões do complexo prisional.