quinta, 13 de agosto de 2020 - 15:31h
IAPEN adota protocolo de segurança em saúde para retorno de custodiados
Todos os reeducando que retornam do benefício do regime domiciliar estão sendo submetidos a testes para detecção do COVID-19
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN adotou um protocolo de segurança para o retorno do reeducando dos regime semiaberto que foram beneficiados com a prisão domiciliar no período da pandemia. A medida visa identificar evitar possíveis contaminações por COVID-19.

Uma equipe de saúde está desde o início da semana realizando teste rápidos e aferindo a temperatura desses custodiados que estão retornando para cumprir o restante das sentenças no IAPEN. A saída temporária foi uma das medidas adotadas para evitar a disseminação do Coronavírus no sistema prisional amapaense, uma vez que os custodiados do regime semiaberto saem para trabalhar e retornam para dormir no presídio.

A portaria de retorno dos detentos emitida pela Vara de Execuções Penais determina o retorno de 200 reeducandos do dia 10 ao dia 13. A ação de segurança em saúde é uma parceria da Coordenadoria de Tratamento Penal - COTRAP e da Coordenadoria da Colônia Penal - COLPE.

Em três dias, os testes confirmaram 23 casos positivos, dos quais 16 ainda em fase de transmissão. A partir dessa identificação foram colocados em isolamento para tratamento imediato pela unidade de saúde do IAPEN. O protocolo de segurança em saúde será seguido com todos os reeducandos que retornarem para cumpriemnto de sentença na penitenciária.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Equipe de saúde do IAPEN
  • Coordenador da COLPE e Diretor do IAPEN acompanharam os trabalhos
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá