segunda, 13 de julho de 2020 - 11:54h
IAPEN entregou quase 100 mil itens de alimentação e higiene na Pandemia
Medidas de prevenção adotadas pela administração penitenciária estão beneficiando custodiados do sistema penitenciário amapaense
Por: Ascom IAPEN
Foto: Ascom IAPEN

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) deu continuidade a mais uma entrega de gêneros alimentícios aos reeducandos. A ação faz parte das medidas de prevenção ao Novo Coronavírus que estão em vigor desde o mês de março com o intuito de proteger a saúde dos internos e dos trabalhadores do sistema penitenciário amapaense.

Nesta ação foram entregues 2485 itens de alimentação como bolachas, óleo, café e açúcar. O IAPEN contabiliza perto de 100 mil itens desde que as medidas de prevenção do COVID-19 entraram em vigor. As entregas beneficiam internos de todas as unidades prisionais do estado: Cadeião, Anexo, Feminino e centros de custódia (Novo Horizonte, Especial e Oiapoque). 

O IAPEN promove fornecimento de alimentação aos reeducandos com três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e nesse período de Pandemia acrescentou alguns itens de alimentação como café, açúcar, bolacha, óleo e desodorante para os homens e bolacha, leite, massa para mingau, suco em pacote e desodorante para as mulheres.

A distribuição desta alimentação de reforço ocorre por decisão judicial, e todo o processo tem o acompanhamento da VEP, Ministério Público do Estado-MPE e Comissão Especial de Acompanhamento Carcerário da OAB/AP. Mas o coordenador de Planejamento do IAPEN, Sergio Gomes destaca que mesmo antes da decisão judicial a administração do IAPEN já havia iniciado as medidas de prevenção com a distribuição maciça dos itens de limpeza.  

Aliás, a distribuição de itens de higiene pessoal, como sabonete, creme dental e escovas e de higiene coletivo como sabão em barra, sabão em pó, água sanitária, desinfetante e vassouras e a higienização frequente dos pavilhões e ambientes de circulação de pessoas são rotinas que foram incorporadas ao dia-a-dia do sistema penitenciário amapaense como forma de garantir a saúde dos detentos e dos profissionais que atuam nos presídios. 

Os Itens de gêneros alimentícios estão sendo adquiridos com recursos do Governo Amapá, já os Equipamentos de Proteção Individual - EPI's e itens de higiene e limpeza são oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) em processo acompanhado pela Vara de Execuções Penais (VEP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP) e Defensoria Pública (DPE).

IMAGENS RELACIONADAS
  • Distribuição de gêneros alimentícios
  • Distribuição de gêneros alimentícios
  • Distribuição de gêneros alimentícios
  • Distribuição de gêneros alimentícios
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho - (96) 3261-2700 - gabinete@iapen.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá