quinta, 07 de outubro de 2021 - 17:00h
IAPEN e SINPP inauguram novo espaço para atendimento de servidores
Projeto JUMAR atende a família de servidores penitenciários que tenham crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista

O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, participou na manhã desta quinta-feira, 07, da inauguração do novo espaço para atendimento do Projeto JUMAR que acolhe servidores que tenham filhos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O novo espaço fica na sede do Sindicato dos Policiais Penais - SINPP e é resultado de um trabalho conjunto que vai beneficiar o servidor penitenciário.

A sala de atendimento é climatizada, possui banheiro e foi equipada com mesa, cadeira, computador, além de brinquedos e materiais para o trabalho com as crianças. O objetivo é auxiliar as famílias na estimulação cognitiva dessas crianças e adolescentes, melhorando assim a qualidade de vida do servidor e das crianças. É uma iniciativa brilhante de duas servidoras de carreira que voluntariamente querem melhorar a vida dos colegas, nós não poderíamos deixar de abraçar essa ideia. Por isso decidimos abrir as portas do SINPP e somar nessa luta”, afirmou o presidente António Mesquita.

A parceria entre IAPEN e SINPP engloba a cessão do espaço no sindicato e mobiliário fornecido pelo IAPEN para realização dos atendimentos, que são gratuitos, e no momento, beneficia oito famílias.

O projeto social JUMAR foi idealizado por duas policiais penais, Lilivath Abreu é neuropsicopedagoga; e Lucirene Santos, psicopedagoga, que elaboraram o projeto e realizam  o atendimento voluntário às crianças.

"Esta é uma iniciativa de pessoas da casa que merece todo o apoio, principalmente por beneficiar um público específico em uma atitude de empatia, humanidade e respeito ao próximo, ocupando um importante papel social que traz uma grande contribuição para a Instituição, para o servidor e para a criança ou adolescente que será assistida ", destacou o diretor do IAPEN, Lucivaldo Costa.

De acordo com as idealizadoras, nos últimos anos, ocorreu um crescimento do número de servidores penitenciários com filhos diagnosticados com o espectro  do autismo, a ideia é oferecer assistência e auxiliar no processo de aprendizagem, nos aspectos social, familiar e escolar dessas crianças e adolescentes.

Participaram da solenidade de inauguração, o presidente do SINPP, Antônio Mesquita, servidores penitenciários, coordenadores do IAPEN, além da representante da Deputada Marília Góes, Hécia Souza,

SERVIÇO

Os atendimentos ocorrem na sede do SINPP localizada no Marabaixo 2, todas as terças e quintas-feiras, pela manhã, com duração de uma hora para cada sessão. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (96) 981193619/ (96) 991478796.

2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International