segunda, 06 de junho de 2022 - 10:27h
ESAP abre inscrições para curso Stop the Bleed: Controle de Sangramento
Serão montadas duas turmas, inscrições gratuitas podem ser feitas presencialmente na ESAP e encerram-se na quinta-feira, 09.
Por: ASCOM IAPEN
Foto: divulgação

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN, por meio da Escola de Administração Penitenciária - ESAP, está oferecendo aos servidores do sistema prisional do Amapá um treinamento para situações de emergência que envolvam hemorragia. As inscrições para o curso Stop the Bleed: Controle de Sangramentos iniciaram nesta segunda-feira, 06, e encerram-se na quinta-feira, 09. 

Para se inscrever, o servidor deve comparecer na Escola de Administração Penitenciária - ESAP,  das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h30. Serão formadas duas turmas: a primeira para o sábado, 11 de junho, e a segunda para o sábado, 25 de junho. 

O treinamento é gratuito, terá carga horária de 8 horas, e tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre os tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico e as principais técnicas utilizadas para o controle de hemorragias severas. No qual serão abordados tipos de sangramento, sinais e sintomas, choque hipovolêmico, PR e PC/SBV, vias aéreas (CNF), compressões diretas, curativos compressivos, empacotamento das feridas, uso do swat-t, uso do torniquete de combate e protocolos M.A.R.C.H. & TC3.

A coordenadora da ESAP, Estelen Rodrigues, explica que durante a capacitação o aluno aprenderá a reconhecer e conter sangramentos que representem risco de vida até que as equipes de emergência cheguem. O Stop The Bleed é um projeto criado pelo DOD (Departamento de Defesa Americano) e American College of Surgeons. É indicado tanto para pessoas leigas a nível de primeiros socorros como para profissionais de atendimento pré hospitalar e pessoas que exercem atividades que apresentam risco de cortes, amputações e ferimentos graves.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Curso controle de sangramento
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho - (96) 3261-2700 - gabinete@iapen.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá