quinta, 06 de junho de 2019 - 15:57h
Agentes Penitenciários impedem tentativa de fuga na madrugada desta quinta-feira
Com esse flagrante, penitenciária amapaense registra 18 meses sem fugas pela muralha do Cadeião
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
Tereza e estoques apreendidos na semana passada durante revista geral em um dos pavilhões

Agentes Penitenciários impediram na madrugada desta quinta-feira, 06, uma tentativa de fuga do pavilhão F3, três internos tentaram fugir pulando a muralha do Cadeião, mas as equipes de ronda e os sentinelas estavam alertas e frustraram a fuga. O IAPEN está há 75 semanas sem registro de fuga pela muralha do Cadeião.

O flagrante desta madrugada aconteceu durante a realização de rondas nos pavilhões. Os internos usariam uma corda feita de lençóis para tentar transpor na muralha do Cadeião quando foram surpreendidos pelos agentes penitenciários. Esta é a quarta tentativa de fuga desde que 2019 começou. Só nos primeiros quatro meses do ano foram três tentativas de fuga a última tinha sido registrada em abril, quando três internos estouraram os cadeados da cela no pavilhão F3 onde estão presos do regime fechado.

Com essas ações bem sucedidas o IAPEN contabiliza 18 meses sem fugas pela muralha do cadeião. É um ano e meio sem fugas pela muralha do Cadeião a última fuga ocorreu em dezembro de 2017, de lá para cá, os agentes penitenciários frustraram 11 tentativas reais e inúmeros indícios porque além dos flagrantes, os agentes penitenciários estão tendo êxito nas buscas dentro dos pavilhões, na maioria das revistas realizadas como rotina da prisão são encontradas cordas feitas de lençol e ganchos feitos de vergalhão.

Esta é a maneira mais frequente de tentativa de fuga. “Os internos usam pedaços de ferro para fazer ganchos e varas para alcançar o topo da muralha, por isso nas rondas e revistas observamos todas as áreas dos pavilhões a procura desses indícios”, revela um agente plantonista.  

Para o coordenador de Segurança do IAPEN, Wanilson Sá, “isso mostra o compromisso dos profissionais que estão alerta ao menor sinal de anormalidade na penitenciária, sabemos que os internos vão tentar de todas as formas burlar a segurança, por isso contamos com o empenho de todos: agentes que estão no pavilhão, sentinelas, Grupo Tático Prisional e serviço de inteligência penitenciária todos têm um papel importante nessa vitória”, comemorou.

O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, acredita que esses dados servirão como motivação para todos os responsáveis pelo bom serviço. “Esse é nosso papel cuidar da guarda das pessoas custodiadas e acredito que nunca houve um período tão longo sem fugas pela muralha do Cadeião. Estão todos de parabéns e acredito que essa informação dará mais ânimo aos servidores que com certeza vão querer manter esse período de invencibilidade”, destacou.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Escada artesanal apreendida em rondas noturnas no ano passado
  • tentativa de fuga evitada em outubro de 2018
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho - (96) 3261-2700 - gabinete@iapen.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá