O Governo do Amapá detalha nesta terça-feira, 7, o funcionamento do Botão do Pânico como mais uma opção de proteção à mulher, durante o I Workshop de Monitoramento Eletrônico do estado. O objetivo é detalhar o dispositivo criado em 2022 para oferecer maior segurança às vítimas de violência doméstica do Amapá.
O evento, que antecede o Dia Internacional da Mulher, celebra a data impulsionando a temática, pois a ferramenta é parte do pacote de ações da Secretaria da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) voltadas à defesa da mulher.
O encontro também vai apresentar um panorama da atuação do Centro de Monitoramento Eletrônico (CME) do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), dentro da segurança pública.
"Buscamos, de fato, incentivar e levar ao conhecimento das mulheres vítimas de violência doméstica, que elas podem contar com a proteção do Estado. Vamos buscar o alinhamento entre as polícias Militar e Civil e o Poder Judiciário para viabilizar e dar eficiência a esse dispositivo”, disse José Lima Neto, secretário de Justiça e Segurança Pública.
O workshop contará com palestras de representantes do Judiciário, forças de segurança e sistema penitenciário, abordando assuntos como: o convívio social com o monitoramento, os aspectos jurídicos, encarceramento, análises de ocorrências, políticas públicas para as mulheres, entre outros temas.
O diretor do Iapen, Lucivaldo Monteiro, ressalta que o evento, além de abordar temas relevantes sobre a proteção da mulher, mostra toda a sistemática envolvida para o funcionamento do Botão do Pânico.
"Essa é uma iniciativa pioneira no sistema prisional amapaense, que busca levar conhecimento e informação sobre esse tema tão atual”, disse o diretor.
Botão do Pânico
O Botão do Pânico funciona em um smartphone, fornecido pela CME. O aparelho é entregue às vítimas de violência doméstica, sejam mulheres, idosos, crianças, adolescentes, enfermos ou deficientes. Hoje, no Amapá, 185 aparelhos estão disponíveis.
O aparelho funciona 24h e é interligado diretamente ao sistema de monitoramento dos equipamentos da CME, que também atua monitorando as tornozeleiras eletrônicas, com o objetivo de repassar todas as informações em caso de descumprimento de medidas judiciais impostas ao agressor.
Confira a programação:
Palestras
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal