quinta, 04 de abril de 2019 - 09:50h
IAPEN terá novo sistema de gerenciamento prisional
Ferramenta é a mesma utilizada e desenvolvida pela SESIPE do Distrito Federal que também está em operação em outros três estados.
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
Instituição que fazem parte do ciclo de informações do IAPEN foram convidados para a apresentação do novo sistema.

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) apresentou, na tarde desta quarta-feira, 03, no auditório do MP, o novo sistema que irá gerenciar informações prisionais, rotinas e coleta de dados penitenciários além de outros serviços específicos da rotina carcerária. O novo sistema é o mesmo usado no sistema penitenciário do Distrito Federal e está sendo adaptado a realidade do presídio amapaense.

A implantação do sistema é fruto da parceria entre o IAPEN e a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal - SESIPE que forneceu a ferramenta e técnicos para fazer a implantação no Amapá. Agentes de atividades penitenciárias especialistas em TI (Tecnologia da Informação) da SESIPE e agentes penitenciários do IAPEN estão trabalhando juntos na migração dos dados do sistema atual para o novo.

A aplicação é bastante completa e é capaz de atender necessidades do judiciário, polícias, Secretaria de Justiça além de aprimorar e informatizar dados dos custodiados, gerenciar as rotinas do serviço prisional como o deslocamento de presos, atendimentos de saúde, advogado, fórum, além de gerenciar também o acesso dos visitantes e demais serviços internos do IAPEN.

Segundo o gerente de Informática do IAPEN, Wellington Araújo, “Estamos dando um passo gigantesco em aprimoramento tecnológico, utilizando uma ferramenta formidável, completa e que colocará o IAPEN definitivamente em uma nova etapa no quesito tecnologia da informação. O sistema atende as necessidades do Ministério da Justiça com relação às informações prisionais deixará o Amapá sempre adimplente nesse quesito. Além do MJ, a ferramenta também vai ajudar os trabalhos de investigação das polícias e MP além de subsidiar informações concernentes à execução penal para o Tribunal de Justiça.”, comemorou”, afirmou.

Além do sistema penitenciário do DF que desenvolveu a aplicação, essa ferramenta também está em operação em mais três estados. No amapá, o sistema deve entrar em atuação ainda este mês após treinamento de pessoal.

Para o diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, “a operacionalização do novo sistema de gestão penitenciária é muito importante. Pois teremos condições de nos comunicar com outras instituições, fazer migração de informações entre o IAPEN e órgãos Federais sem ter que efetuar o retrabalho (ocupar duas ou mais equipes para abastecer dados com informações idênticas). E isto significa um forte avanço para o sistema prisional do Amapá no que se refere ao trato com a informação penitenciária”, observou.

Além do diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, participaram da reunião Ministério Público Estadual, Vara de Execuções Penais, Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública, Justiça Federal, Politec, Polícia Militar, Defenap e Polícia Civil.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá